Siga nas redes sociais

Search

Primeiro satélite da UFSC será lançado por foguete chinês em dezembro

O FloripaSat-1, primeiro satélite da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será lançado no dia 17 de dezembro, pelo Centro de Lançamento de Taiyuan (TSLC), na China, através do foguete Longa Marcha-4.

Também será transportado o satélite sino-brasileiro de recursos terrestres, o CBERS-4A.

Desenvolvido por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia Elétrica, Automação e Mecânica, é um cubeSat de pesquisa tecnológica construído em parceria com o programa Uniespaço, da Agência Espacial Brasileira (AEB).

É um tipo de satélite miniaturizado (nanossatélite), medindo múltiplas unidades cúbicas de 10cm (formato 1U) e pesando não mais do que 1,33 kg por unidade.

Coordenado pelo professor Eduardo Augusto Bezerra, o projeto tem vida útil estimada em dois anos e apresenta como principal objetivo “envolver estudantes em uma missão espacial completa, desenvolvendo todos os módulos de um nanossatélite e sua própria estação terrestre de comunicação”.

O projeto possui, ainda, entre suas finalidades:

  • pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia para a área espacial
  • capacitação para tecnologias espaciais, por meio da integração de alunos de graduação, pós-graduação e professores no desenvolvimento de pesquisas
  • fortalecimento do estado de Santa Catarina como um polo na área espacial, visando atrair objetos inovadores e de grande complexidade e estimular investimentos públicos e privados.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail