Siga nas redes sociais

Search

Cinco dicas para transformar uma contratação temporária em emprego fixo

Todos os anos, entre setembro e dezembro o país vive um momento de otimismo econômico.

As festas de fim de ano e o 13º salário fazem crescer as vendas do comércio e da indústria e, consequentemente, surgem as vagas de trabalho temporárias.

Em 2019 devem ser mais de 570 mil, de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

Em um país com mais de 12 milhões de desempregados, o sonho de tornar a oportunidade em vaga fixa é comum.

E o consultor empresarial e palestrante, Roberto Vilela, reuniu cinco dicas para que os profissionais possam buscar a tão esperada efetivação.

1 – Entenda a cultura organizacional da empresa: e envolva-se com ela. Se possível, pesquise previamente sobre a empresa e converse com quem já está lá para entender quais pontos são os mais valorizados pela gestão. Ter a atitude de “vestir a camisa” será essencial para chamar a atenção do seu líder.

2 – Não espere pelo treinamento: de acordo com Roberto, é muito importante que a empresa prepare o profissional temporário, mas nem sempre isso ocorre. “Por isso tenha a iniciativa e proatividade de ir atrás das informações que precisa para executar bem o seu papel. Na Internet, por exemplo, existem diversos cursos e materiais gratuitos que podem lhe ajudar a melhorar sua performance”, recomenda.

3 – Deixe claro o seu compromisso com o negócio: e é fundamental mostrar isso em palavras e em ações. Fazer mais do que o básico que lhe foi solicitado, atender bem o cliente, mostrar que está disposto a fazer diferente são atitudes do perfil profissional que as empresas buscam.

4 – Peça feedback: “sempre que possível pergunte à sua liderança sobre o seu desempenho. Por ser um período curto de trabalho, uma conversa semanal rápida pode ser decisiva para a melhoria do trabalho e o resultado final”, destaca Roberto.

5 – Comunicação e pontualidade: por fim, o consultor reforça que só é lembrado quem é visto. “E isso vale tanto para ações positivas quanto negativas. Para transformar um emprego temporário em fixo, o encare como uma oportunidade já definitiva. Seja pontual e cordial, evite contratempos que chamem a atenção do seu chefe de forma negativa e se comunique. Questione, se integre, converse com os clientes e colegas. É assim que você irá mostrar que merece uma oportunidade e que vai fazer a diferença para os resultados do negócio”, finaliza.

Sobre o consultor: Roberto Vilela é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.  

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail