Siga nas redes sociais

Search

Primeiro satélite da UFSC tem lançamento reagendado para o dia 20, na China

O FloripaSat-1, primeiro satélite da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve seu lançamento reagendado, devido às condições climáticas.

A nova data está marcada para o dia 20 de dezembro, às 11h30, na China, ou às 00h30 do dia 21, no horário de Brasília.

Anteriormente agendado para a madrugada do dia 17 de dezembro, o satélite será enviado para o espaço a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan (TSLC), através do foguete Longa Marcha-4.

Junto do satélite da UFSC, também será transportado o satélite sino-brasileiro de recursos terrestres, o CBERS-4A.

Desenvolvido por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia Elétrica, Automação e Mecânica, é um cubeSat de pesquisa tecnológica construído em parceria com o programa Uniespaço, da Agência Espacial Brasileira (AEB).

É um tipo de satélite miniaturizado (nanossatélite), medindo múltiplas unidades cúbicas de 10cm (formato 1U) e pesando não mais do que 1,33 kg por unidade.

Coordenado pelo professor Eduardo Augusto Bezerra, o projeto tem vida útil estimada em dois anos e apresenta como principal objetivo “envolver estudantes em uma missão espacial completa, desenvolvendo todos os módulos de um nanossatélite e sua própria estação terrestre de comunicação”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail