Siga nas redes sociais

Search

Presidente da Associação Empresarial de Blumenau faz balanço do ano

Por Avelino Lombardi, presidente da Associação Empresarial de Blumenau


Ao finalizarmos mais um ano, inevitavelmente paramos para analisar os resultados que tivemos e planejar novas ações para o ano seguinte. Para a Associação Empresarial de Blumenau (Acib), concluímos que foi um ano bastante produtivo.

Começamos nos preparando para as eleições, tendo eu a grande satisfação de ter sido reconduzido à presidência da entidade, junto com meu vice, Renato Medeiros. Isso mostra que o caminho que estamos traçando foi reconhecido.

A marca da Acib é de união, e é esse o discurso que venho exaltando durante toda a minha primeira gestão e também nesta que se iniciou em abril deste ano. Precisamos unir forças entre os empresários, as entidades de classe, o Poder Público e a sociedade. Nossa força está em nossa união. 

Buscando ações concretas para este fortalecimento, neste ano tivemos a importante participação da Acib e de outras entidades representativas na visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, às obras de duplicação da BR-470.

Continuamos também preocupados com os gastos públicos e cobrando do Executivo e do Legislativo municipal ações concretas para melhor gestão.

Apoiamos a redução do duodécimo proposta pelo governador Carlos Moisés, mas também nos manifestamos contrariamente à decisão dele de deixar o Vale do Itajaí de fora do pacote de investimentos anunciados em junho para cinco regiões do estado.

No mês de setembro, recebemos o governador para apresentarmos as demandas dos empresários. Na ocasião, ele anunciou investimentos de R$ 28 milhões para a construção do Centro de Convenções da cidade e assinou convênio de R$ 6,5 milhões com 36 cooperativas catarinenses para aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação dos alunos da rede estadual de educação.

Recebemos, em diversas ocasiões, nossos representantes políticos em âmbito estadual e federal, para ouvir o que eles vêm fazendo por nossa região e também cobrar aquilo que precisamos.

Em junho, tivemos a presença do deputado federal Darci de Matos, que participa da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

Também recebemos o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Júlio Cesar Garcia, para tratar de temas importantes para Blumenau.

Em novembro, recebemos o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, que falou sobre a atual situação financeira de Santa Catarina.

Quase no final do ano, neste mês de dezembro, promovemos novamente uma reunião entre empresários e o deputado federal Darci de Matos.

Tivemos ainda um encontro com o senador Esperidião Amin e a deputada federal Ângela Amin, quando pudemos destacar pontos prioritários no que diz respeito às necessidades de investimentos federais em Blumenau: saúde, parceria para que a UFSC ocupe o campus da Furb e infraestrutura viária, sobretudo no que diz respeito à BR 470. 

E também recebemos na entidade o secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Amândio João da Silva Júnior, apresentando as ações e projetos da pasta.

Além disso, enviamos à bancada federal catarinense, composta por 16 deputados federais e três senadores, uma manifestação a respeito da necessidade de aprovação urgente de medidas que permitam a retomada do crescimento do país, confiança da indústria e a estabilidade que o Brasil precisa para o desenvolvimento econômico e social. São elas: Reforma da Previdência, Reforma Tributária, Reforma Política e Pacote Anticrime.

Em conjunto com outras entidades empresariais de Blumenau, enviamos também documento a todos os deputados estaduais de Santa Catarina solicitando a rejeição do projeto que pretende mudar os critérios para distribuição da parte do ICMS que é repassada pelo estado aos municípios.

Atuamos firmemente na cobrança de providências para a conclusão do Complexo Penitenciário da região de Blumenau, assinando, junto ao prefeito Mário Hildebrandt, ofício enviado ao governador Carlos Moisés e aos secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, e de Administração Prisional, Leandro Antônio Soares Lima, documento sobre o tema.

Firmamos um importante acordo com a empresa Way Omega Lisboa, por meio do nosso diretor Everaldo Grahl, por meio do qual as duas partes decidem estreitar relações entre ambas as organizações, o que significa um intercâmbio econômico e comercial entre as empresas associadas da Acib e empresas de Portugal.

Buscando estar mais próximos dos nossos associados, realizamos neste ano mais três edições do Acib nos Bairros, nos bairros Ponta Aguda, Itoupava Central e Centro,  oportunidades em que apresentamos a entidade e ouvimos as demandas dos empresários daquela região.

Outro importante passo foi o início da implantação de diversas ações de comunicação, baseadas em um plano de marketing institucional. Nosso objetivo é sempre melhorar a comunicação com a comunidade empresarial, para que ela se sinta representada na Acib. Lançamos um novo site, fortalecemos nossos trabalhos nas redes sociais e no aplicativo da Acib, entre outras ações. 

Outro destaque deste ano foi o grande número de inscrições para o 18º Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, entregue pela Acib Jovem a empresas que se destacaram nas categorias Indústria, Serviços, Comércio, Case de Marketing e Jovem Empreendedor.

Nosso objetivo é nos fortalecer, cada vez mais, como a casa do empresário. Desejamos que todos tenham um abençoado Natal e um 2020 com ainda mais sucesso, saúde e prosperidade. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail