Transformações digitais: 5 profissões que vão estar em alta em 2020

A área de tecnologia vai continuar na dianteira de oferta de empregos em 2020.

Além de vagas  diretas no setor, a busca também está grande por pessoas que atendam demandas que surgem em decorrência das transformações digitais em todos os setores. 

O Guia Salarial da consultoria Robert Half 2020 aponta as principais tendências de recrutamento para o próximo ano em diferentes áreas, e destaca que saem na frente os profissionais que buscam agregar mais valor para a função que executam e os negócios da empresa, além de se manterem atualizados  quanto às inovações tecnológicas. 

Confira cinco profissões pra ficar de olho  em 2020 e o que faz cada uma delas:

Analista de Business Intelligence (BI)

O analista de BI tem a função de interpretar dados de diferentes origens, transformando hipóteses de negócios em planos de ação por meio de relatórios e painéis de dados acessíveis. Vaga bastante requisitada este ano, a procura por analistas de BI deve continuar grande em 2020. 

“As empresas estão buscando esses profissionais devido às suas capacidades analíticas, pois com base nas análises é possível identificar oportunidades de melhoria nos processos e produtos da empresa”, explica Normélio Schneider Jr., cientista de dados na Supero Tecnologia, empresa especializada em soluções em TI.


Supply Chain Manager 

Posição estratégica dentro de uma empresa,  o gerente de Supply Chain tem a função de cuidar de todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Com uma boa gestão de supply chain as empresas conseguem otimizar seus processos, diminuindo estoques e reduzindo custos operacionais.

Na área de logística,  é o responsável por garantir que os produtos sejam entregues aos clientes de forma eficiente, ou seja, com um bom prazo e um bom preço.

Esse profissional precisa ter uma visão estratégica de todo o negócio e estar atento às tecnologias que surgem para otimização das demandas.

 “Com a popularização do e-commerce, um desafio grande para as empresas é garantir bons preços e prazo para os consumidores e o Supply Chain Manager tem um papel fundamental nesse processo de integração. É uma função essencial principalmente em grandes empresas que tem uma demanda logística complexa ”, explica Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo Logística, empresa especializada em entregas de itens leves para e-commerce. 


Profissional Agile

No ramo da tecnologia, os profissionais inseridos no mundo da Metodologia Ágil e que buscam conhecimento por conta própria vão ganhar mais espaço em 2020.  

Esses profissionais possuem bastante experiência em metodologias ágeis e têm a função de treinar e auxiliar as equipes para melhoria dos processos e projetos dentro das empresas, sendo um agente de transformação.

Fábio Trierveiler, Lean-Agile Leader na Supero Tecnologia, destaca que é necessário estar se atualizando constantemente para desempenhar este papel:

“Nossa função é incentivar e oferecer ferramentas para que se erre mais rápido, no sentido de que eventuais falhas sejam percebidas no início dos projetos e corrigidas rapidamente, não só na fase de execução, quando o custo é muito maior”.


Engenheiro de software

Apesar de não ser uma nova área de atuação, a parte da engenharia que atua com Pesquisa & Desenvolvimento de software ainda tem muito a ser explorada.

Com vagas sobrando no mercado, profissionais com essa capacidade estão cada vez mais requisitados, visto a introdução crescente de tecnologia nos negócios e empresas.

Para a startup Motoboy.com, pioneira no setor de entregas ultra-rápidas, a plataforma só pode ser desenvolvida com sucesso pela presença de profissionais P&D.

“Toda empresa de software precisa de desenvolvedores, seja para implementar novas funcionalidades ou manter o software em funcionamento”, relata o CEO da empresa, Jonathan Pirovano.


Especialista em Segurança da Informação

Em agosto de 2020, está prevista a implementação da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) e, por isso, empresas vão precisar se adequar e ter um especialista em segurança de dados.

A Unifique, operadora do Vale do Itajaí, sediada em Timbó, trabalha com a proteção de dados por meio de seu data center, em processo de certificação Tier III.

“Estamos falando do bem mais precioso de uma empresa. E o Brasil é o terceiro país que mais sofre com ataques cibernéticos”, destaca Odilon Pscheidt, gerente comercial de data center.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais