Siga nas redes sociais

Search

Conab estima novo recorde na produção de grãos

soybean-1831704_1280

A estimativa da safra 2019/20 de grãos aponta uma produção de 248 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% em relação a 2018/19.

Os números registram novo recorde da série histórica e foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo, os bons indicadores se deve especialmente ao bom desempenho dos financiamentos para o setor:

“Nunca se teve uma liberação e contratação tão forte de crédito oficial como o registrado nos primeiros seis meses do plano safra (julho a dezembro)”.

SOJA

A cultura da soja, que vem mantendo a tendência de crescimento nesta temporada, deve registrar aumento da produção em 6,3% na comparação com o ciclo passado, chegando a 122,2 milhões de toneladas.

MILHO

Para o milho, a previsão é de uma produção de 26,6 milhões de toneladas, com ganho de 3,8% sobre a safra do ano passado.

Fatores como o aumento nas exportações brasileiras do cereal e, no mercado interno, derivados da demanda por confinamento e produção de etanol contribuíram para a alta na produção.

ALGODÃO

O algodão, apesar da tendência de crescimento significativo de área nas duas últimas safras, apresentou uma variação positiva menor de 2,7%, atingindo 1,6 milhão de hectares.

Já a produção do caroço deve chegar a 4,1 milhões de toneladas e a da pluma em 2,8 milhões de toneladas.

FEIJÃO

Os números do feijão primeira safra mostram redução de 1,9% na área em comparação com a temporada passada.

A cultura perde espaço para a soja e o milho que apresentam melhor rentabilidade.

TRIGO

Também o trigo cuja safra está finalizada, deve alcançar 5,15 milhões de toneladas e redução de 5% em relação a 2018.

ARROZ

O arroz apresenta tendência para uma redução de 0,7% na área e produção de 10,5 milhões de toneladas.

Compartilhe

Redação Economia SC

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail