O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC) recebeu o reforço de um importante aliado nesta semana.
Em uma cerimônia no comando-geral da PM/SC, foi confirmada a transferência definitiva da posse do robô antibomba Teodor para a corporação.
O ato teve a presença da governadora em exercício, Daniela Reinehr, que intermediou a cessão do equipamento.
Também participaram da solenidade o secretário nacional da Segurança Pública substituto, Freibergue Rubem do Nascimento, o diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antonio Aginaldo de Oliveira, o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, delegado Paulo Koerich, o comandante-geral da PM, coronel Araújo Gomes, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Charles Alexandre Vieira.
“Esse equipamento será manutenido pelo Governo do Estado e agora vem de forma definitiva. Agradecemos à Senasp por ter feito essa cessão. O robô será essencial, pois é um equipamento que agrega muito não apenas na qualidade do trabalho do policial, mas também na Segurança Pública como um todo, ajudando a melhorar nossos índices”, destacou a governadora.
O robô foi adquirido pelo Governo Federal por um custo aproximado de R$ 1,1 milhão.
Ele pode chegar a dois metros de altura, sendo controlado remotamente a até um quilômetro de distância do local da intervenção.
A operação da máquina ficará a cargo do Comando de Operações de Busca, Resgate e Assalto (Cobra), do Bope.