Por Ana Paula Dahlke, editora-chefe do economiasc.com
Um dos maiores e-commerces do país, o Posthaus, superou R$ 200 milhões em faturamento e cresceu 10,4% no ano passado.
Após uma jornada de dois anos de melhorias nos processos e otimização de custos, a empresa espera repetir a dose este ano, mantendo um crescimento mais conservador, porém contínuo.
Uma das novidades da empresa, que nasceu em Blumenau, será a inclusão de novas marcas no modelo de lojas parceiras, que vendem seus produtos através da plataforma virtual.
Além disso, a aposta a partir de março será no modelo marketplace, ampliando a oferta e mix de produtos, o que “deve também resultar em pelo menos três novas grandes parcerias” destaca Thiago Fernando de Zutter, gerente de e-commerce do Posthaus.
Ele destaca que “esse modelo foi experimentado com a inclusão da passarela.com em março do ano passado, passando de 5 para 50 opções de calçados ofertados”.
Atualmente, pelo menos 100 marcas compõem o portfólio da empresa. Metade corresponde ao vestuário adulto e infantil e o restante são calçados.
Entre os nomes estão: Quintess, Bonprix, Marguerite, Malwee, Lunender, Marisol, Rovitex, Kyly, Brandili, Colcci, Farm, Sawary, Forum e Mormaii.
MERCADO
Outro dado apontado foi que São Paulo, e Sudeste no geral, continua sendo o maior mercado do Posthaus, representando quase metade das vendas (40%), seguido por Sul e Centro-Oeste.
Porém, não se limitam a essas regiões. Apesar do Norte e Nordeste terem custos logísticos mais caros, Thiago salienta que “a empresa está onde o consumidor está”.
25% DOS PEDIDOS SÃO VIA APP
Uma das apostas há dois anos foi criar um aplicativo próprio da empresa.
Desde então, já são mais de 1,5 milhão de downloads e ao menos 25% das vendas são feitas em dispositivos mobile.
FOCO NO ATENDIMENTO
Com objetivo de personalizar cada vez mais o atendimento e fidelizar o cliente, a empresa apostou em internalizar o serviço.
São quatro canais disponíveis para quem compra tirar dúvidas e fazer trocas: chat, telefone, e-mail e WhatsApp.
Regina Maria Klehr, supervisora do setor, explica que “o principal desafio é sempre tratar o cliente como se ele fosse único”.
Para isso, segundo ela, “oferecer um bom atendimento em uma loja virtual é a forma mais eficaz de transformar compradores em clientes frequentes e se diferenciar no mercado”.
DICAS PARA TER UM E-COMMERCE DE SUCESSO
Com mais de 10 anos de experiência na empresa, Thiago destaca abaixo cinco dicas essenciais para um e-commerce de sucesso:
- Loja virtual segura, estável e de fácil navegação.
- Atendimento ao cliente disponível em mais de um canal, com qualidade acima da média do mercado, e com objetivo de resolver o problema do cliente no primeiro contato.
- Reter os bons clientes, sem esquecer de trazer novos.
- Acompanhar de perto os números, valores e métricas do negócio
- Mix de produtos com preço competitivo, excelentes informações de produto como descrição, fotos, opiniões de quem já comprou.