A 7ª edição da Vindima de Altitude, evento tradicional das vinícolas da serra catarinense, será lançada no dia 13 de fevereiro, às 19h, na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis.
O encontro dá início às celebrações da festa da colheita da uva, que neste ano inicia no dia 28 de fevereiro e seguem até 29 de março.
Durante o evento, haverá a entrega de um livro digital que conta a história da produção dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina.
A Vindima de Altitude é organizada pela Associação Vinhos de Altitude e Produtores Associados e tem o apoio do Sebrae/SC, Aproserra, IFSC Urupema, Boccati, Prefeitura de São Joaquim e Governo de Santa Catarina.
Durante a programação, as vinícolas oferecem sunsets, piqueniques, almoços e jantares harmonizados, atrações culturais, passeios, oficinas e workshops, além da degustação dos vinhos de altitude, premiados nacional e internacionalmente.
A programação completa pode ser conferida clicando aqui
O presidente da Associação Vinhos de Altitude e Produtores Associados, José Eduardo Pioli Bassetti, destaca que a iniciativa busca divulgar o vinho e as vinícolas de altitude catarinense:
“O evento ainda fomenta o enoturismo regional, onde há cultivo de inúmeras variedades de uvas. Numa área de cerca de 300 hectares, são produzidos, anualmente, mais de 1 milhão de garrafas de vinho.
Indicação Geográfica dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina
Em dezembro de 2019, o Sebrae/SC fez a entrega ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), do dossiê que busca a certificação da Indicação Geográfica (IG)
Esse projeto tem o apoio da UFSC, Epagri, Embrapa, prefeituras municipais das cidades produtoras e da Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina.