Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), envolvidos com o desenvolvimento do FloripaSat-1, primeiro satélite da instituição em órbita, foram recebidos nesta semana, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
O convite partiu do próprio Gabinete da Presidência da República no intuito de homenagear a instituição pela realização e pelo sucesso da missão.
Estavam presentes na sala de audiências Jair Bolsonaro, presidente da República, Marcos Pontes, ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), e Darcton Damião, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe).
Representando a UFSC, integrantes do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais (SpaceLab): Leonardo Kessler Slongo, coordenador da equipe de energia (EPS), Bruno Vale Barbosa Eiterer, desenvolvedor do software embarcado do EPS, Edemar Morsch Filho, projetista mecânico e térmico, Lorenzo Lima Franco Maturano, coordenador da estação de controle e rastreio, Tatianne Ramos Dal Ross, membro da equipe da estação de controle e rastreio.
O satélite foi lançado no dia 20 de dezembro, à 0h21min, a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan (TSLC), na China, pelo foguete Longa Marcha-4, junto com o satélite sino-brasileiro de recursos terrestres, o CBERS-4A.
O projeto tem vida útil estimada em dois anos e tem como principal objetivo envolver estudantes em uma missão espacial completa.
O vídeo do momento do lançamento pode ser conferido clicando aqui