Siga nas redes sociais

Search

Termotécnica, de Joinville, firma parceria com escolas de samba de SP para reciclar isopor

Quem vê as belíssimas alegorias, fantasias e adereços no desfile de carnaval das Escolas de Samba de São Paulo nem percebe que essas criações têm como base o EPS, conhecido popularmente como isopor.

Por ser versátil, ao mesmo tempo leve e muito resistente, toneladas deste material servem de matéria-prima para promoverem um dos maiores carnavais do mundo.

Composto por 98% de ar, o EPS é 100% reciclável e, para dar uma destinação ambientalmente correta e sustentável, desde 2018 a Termotécnica, empresa de Joinville que se consolidou como a maior transformadora de EPS da América Latina, firmou parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

COMO FUNCIONA

Esse trabalho de logística reversa dura seis meses do ano.

Nos meses pré-Carnaval, onde os blocos de EPS são recortados e esculpidos para fazer surgir as imagens das alegorias, as aparas e sobras são recolhidas no galpão da Liga SP.

Após o desfile, as próprias alegorias são enviadas para reciclagem, dando destinação correta ao material e fazendo a economia circular na prática.

Por meio de uma máquina instalada no local, o EPS usado em adereços e carros alegóricos passa por um processo que retira o ar, diminuindo seu volume para viabilizar a logística reversa até a usina de reciclagem da Termotécnica, na unidade fabril de Rio Claro.

De lá, o material é transformado em PS (poliestireno) e segue para ser utilizado em novas aplicações.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail