Siga nas redes sociais

Search

Juiz libera R$ 40 milhões para rateio entre credores trabalhistas da Busscar, de Joinville

A 5ª Vara Cível da comarca de Joinville, sob a responsabilidade do juiz Edson Luiz de Oliveira, autorizou a liberação de mais de R$ 40 milhões para rateio entre os credores trabalhistas do grupo Busscar, de Joinville.

Ao todo, mais de 2 mil trabalhadores serão beneficiados.

Com esta decisão, mais de 90% dos créditos trabalhistas habilitados neste processo serão integralmente liquidados.

Outros pagamentos serão avaliados posteriormente.

O rateio e pagamento serão de responsabilidade do administrador judicial, o Instituto Professor Rainoldo Uessler.

O processo, que conta mais de 40 mil páginas distribuídas em 200 volumes, seguirá sua marcha normal, assim como os outros quase 9 mil processos do acervo da unidade.

O objetivo é garantir que, na medida do possível, outros credores sejam beneficiados e recebam seus créditos.

“Estamos dando um passo importante no processo da Busscar. Desde setembro passado, estamos desenvolvendo tudo quanto é possível para que os credores prioritários, os trabalhadores, sejam pagos com os recursos disponíveis. Nesse tempo, mais de 200 incidentes/impugnações/habilitações foram apreciados e muitas diligências realizadas para a apuração dos débitos e das quantias arrecadadas pela massa falida da Busscar. Contei com o auxílio direto e incansável da chefe de cartório, Juliana Machado de Oliveira, que, desde o início de minha atuação na unidade, vem sendo essencial ao trabalho até aqui desenvolvido, neste e nos demais processos sob nossa jurisdição”, destaca o magistrado.

O grupo Busscar (empresas Busscar Ônibus, Busscar Comércio Exterior, Bus Car Investimentos e Empreendimentos, TSA Tecnologia, Tecnofibras HVR Automotiva, Climabuss, Nienpal Empreendimentos e Participações e Lambda Participações e Empreendimentos), teve suas atividades encerradas em 2012 e sua falência foi decretada dois anos depois.

A empresa foi uma das mais importantes fabricantes de ônibus do Brasil.

Compartilhe

Redação Economia SC

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail