A partir de 1 de março, todos os processos administrativos e documentos produzidos pela Prefeitura de Rio do Sul deverão ser tramitados preferencialmente por meio de processo eletrônico.
Através do Programa Rio do Sul Sem Papel, fica definida uma primeira etapa, que qualquer protocolo aberto no executivo seja por meio digital.
Para isso, o cidadão pode usar as ferramentas digitais como através do portal de autoatendimento disponível no clicando aqui ou o aplicativo Atende.Net.
Assim, o órgão público deve economizar em torno de R$ 250 mil ao ano por custos de materiais, papel e impressão.
Cada processo eletrônico será detalhado em Instrução Normativa, a qual deverá conter a legislação que fundamenta o processo, quando houver, os trâmites e as atividades internas e externas para sua execução.
O usuário externo que não tiver meios para abertura de protocolo de modo eletrônico, poderá apresentar os documentos na Divisão de Gestão Documental, a qual irá digitalizá-los e cadastrá-los logo após seu recebimento, dando encaminhamento por meio eletrônico.
De acordo com o secretário de Administração e Fazenda, Alexandre Pereira, este programa foi criado no intuito de proporcionar, por meios eletrônicos, a realização dos processos administrativos com mais segurança, transparência e economicidade, aumentando a produtividade e celeridade na tramitação de protocolos:
“Esperamos que este programa possa reduzir custos, melhorar a eficiência operacional do Poder Executivo Municipal e facilitar a vida do cidadão, que não precisará se deslocar aos órgãos que compõem a administração pública municipal para atendimento de suas demandas”.