Siga nas redes sociais

Search

Feiras internacionais impulsionam negócios de empresas têxteis

A alta de 2,3% no setor têxtil prevista para 2020 pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) está movimentando as empresas, que começam a fortalecer presença no mercado internacional.

É o caso da Censi Máquinas, de Gaspar. A empresa, que é especializada no desenvolvimento de máquinas para a produção têxtil, foi uma das mais de 40 marcas do país a expor na Colombiatex, feira colombiana que aconteceu em janeiro e é uma das principais do setor na América Latina.

Segundo entidades do segmento têxtil, as empresas brasileiras que estiveram no evento firmaram mais de US$ 8,96 milhões em negócios, com projeção de fechar US$ 62,84 milhões adicionais nos próximos 12 meses.

De acordo com a diretora executiva da Censi Máquinas, Sheila Censi Braun, este foi o segundo ano em que a marca esteve no evento e que superou as expectativas na edição de 2020:

“Tivemos novos contatos, fechamos negócios em outros países além da Colômbia, como o Equador. Este mercado é muito interessante para a Censi porque é geograficamente próximo, a língua não é uma barreira e existe um apreço pelos produtos brasileiros”.

Em 2020, as vendas da empresa decorrentes dos contatos realizados na Colombiatex devem representar um crescimento de 50%, no comparativo com os resultados do ano passado.

Desafios e oportunidades do mercado internacional

Além dos bons resultados, Sheila alerta que trabalhar com exportações também exigiu preparo interno:

“Precisamos nos estruturar e demonstrar para os compradores que somos uma marca de credibilidade. Foi necessário investir tempo e recursos para que os resultados começassem a aparecer”.

Segundo o diretor industrial da Censi Máquinas, Evandro Spengler, a intensificação dos negócios em países que visitaram a Colombiatex já é uma realidade:

“A exportação melhora cada vez mais nosso nível técnico enquanto fabricante, aumenta o valor da marca internamente e ainda reforça a presença brasileira no exterior com produtos qualidade”.

Para ele, estar em feiras internacionais é um fator preponderante para o crescimento fora do país. A Colombiatex, de acordo com o executivo, tornou essa questão muito clara:

“Encontramos muitos visitantes de vários países da América Latina, não apenas locais. E isto para nós é excelente, pois ampliamos nossas possibilidades de negócios e de tornar a marca mais conhecida num único evento, o que fez do investimento uma estratégia assertiva”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail