Siga nas redes sociais

Prefeitura e Governo do Estado inauguram Centro de Inovação em Videira

Redação Economia SC

Redação Economia SC

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Importante polo regional do meio-oeste catarinense, a cidade de Videira passa a integrar a rede estadual de Centros de Inovação.

Uma moderna estrutura de 675 metros quadrados foi inaugurada na quinta-feira, dia 5, com a presença do governador Carlos Moisés.

O objetivo do espaço, que conta com área para incubar até nove empresas, é fomentar o ecossistema de economia criativa na região.

Para sair do papel, a Prefeitura de Videira investiu R$ 932 mil para a adaptação do espaço, que fica junto ao Terminal Rodoviário da cidade.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), garantiu o repasse de R$ 100 mil para o fomento da inovação na região. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, destacou a importância das parcerias público-privadas: 

“O Centro de Inovação em Videira será uma das nossas referências, em especial de como parcerias público-privadas (PPP) são economicamente viáveis e tendem a ser assimiladas com mais facilidade pelas comunidades, uma vez que brotam da vocação dos próprios municípios e regiões, focando não apenas na construção, mas no habitat, no próprio ecossistema de inovação. Ganha a região e ganha SC”. 

O prefeito de Videira, Dorival Borga, destacou que o Centro de Inovação será um alicerce para o desenvolvimento regional:

“Temos o talento humano, queremos que ele aproveite todas as oportunidades que o mercado oferece, trazendo desenvolvimento para Videira e região. Esse Centro estará conectado com a tecnologia de Santa Catarina, do Brasil e do mundo”.

Empreendedor aposta na expansão da economia criativa 

O empresário Jeferson Rodrigo Gatti atua no ramo de agrotech, que desenvolve serviços para a agroindústria.

Ele acredita que o principal legado do Centro de Inovação será a criação de uma rede de contatos, o que ajudará na expansão da economia criativa no Alto Vale do Rio do Peixe: 

“Essa é uma semente, que vai germinar futuramente. O desenvolvimento de um ecossistema de inovação não é importante apenas para o presente, mas principalmente lá na frente”.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Hub gaúcho fecha parceria com incubadora do Canadá

Empresário Elson Otto de Palmitos lidera chapa única nas eleições da Facisc

HJ Conference se consolida como evento de empreendedorismo disruptivo em SC

Receba notícias no seu e-mail