Siga nas redes sociais

Search

Great Place to Work muito além da pesquisa

Por Paulo Gomes, CEO da PagueVeloz

Quando alguém aborda o assunto melhores empresas para se trabalhar, é comum que boa parte dos executivos criem em suas mentes um padrão para esse tipo de negócio.

Não raro, imaginam empresas em que piscinas de bolinha, escorregadores, comida e bebida à vontade estejam na lista de benefícios.

Millenials e Geração Z trabalhando com seus grandes fones de ouvido, roupas descoladas e muita liberdade, a ponto de o expediente parecer mais um happy-hour sem fim.

Muitas dessas questões até podem fazer sentido para alguns tipos de negócios e atrair a atenção de quem busca uma boa colocação profissional.

Mas, em geral, estes são apenas detalhes que encobrem o que realmente é necessário para o engajamento profissional.

O primeiro ponto que vejo como crucial para uma empresa chegar ao patamar de Great Place to Work é o compromisso.

Quando gestão e equipes entendem os desafios e os objetivos do negócio e trabalham juntos para alcançá-los, engajados e com responsabilidade, o ambiente já tende a ser muito mais propício para a sensação de pertencimento.

Liberdade só é um fator relevante quando vem ligada às responsabilidades.

Construir um time bem conectado e que não esteja “amarrado” ao negócio por conta do seu horário de trabalho é possível através da criação de ações que mostrem ao profissional o seu valor dentro da organização.

Mais do que manter um ambiente descolado, ser uma boa empresa para se trabalhar é manter fontes de crescimento sempre bem alimentadas.

Portas abertas para o feedback responsável, transparência de objetivos e clareza sobre a importância de cada ação podem ser muito mais efetivas do que todo o colorido de ambientes criativos.

É claro que ter um espaço aconchegante de trabalho, onde conforto e cuidado são alicerces também faz a diferença.

Mas é juntando estes pontos com os que vão fazer a diferença no resultado comercial da empresa, bem como na satisfação e na retenção de talentos é preponderante.

Chegar à nota 93 de 100 na última avaliação da GPTW nos deu ainda mais certeza de que respeito, responsabilidade e transparência criam um ambiente propício ao desenvolvimento.

E é neste lugar que grande parte dos profissionais se sente bem, motivado e respeitado.

Ser e fazer parte de uma empresa avaliada como um ótimo lugar para se trabalhar é, sim, uma conquista digna de comemoração, e não nos furtamos de realizá-la.

Mas é também a validação de que seriedade no tratamento com o cliente refletida em jornadas de trabalho que respeitem necessidades profissionais, e engajem funcionários para se sentirem parte da empresa é a receita que tem dado certo.

Seguimos com essa estratégia, porque ser GPTW não é apenas uma pesquisa, mas um compromisso que deve ser assumido diariamente.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail