Siga nas redes sociais

Search

Inadimplência cresce 0,9% em SC

O Indicador de Registros de Inadimplentes cresceu 0,9% e o Indicador de Recuperação de Crédito do Consumidor 0,3% na passagem de dezembro de 2019 para janeiro de 2020.

Esse é o segundo ano consecutivo de crescimento do indicador nesta base mensal de comparação.

Em relação à inadimplência, o resultado foi maior nas cidades de Rio do Sul (1,6%) e Chapecó (1,4%). 

Quando analisado a recuperação de crédito, com exceção de Rio do Sul (1,0%) e Chapecó (0,3%), as outras oito cidades pesquisadas registraram queda no indicador, onde os maiores recuos se deram em Florianópolis (-1,6%). Tubarão (-1,3%) e Lages (-1,2%).

Segundo o economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Leonardo Alonso Rodrigues, o resultado acumulado em 12 meses demonstra uma sinalização de crescimento da inadimplência em relação a um período de quedas sucessivas do indicador, que desde setembro de 2014 mantinha recuo:

“Para o acumulado de 12 meses até janeiro de 2020, Santa Catarina registrou crescimento de 8,7% da variação da inadimplência e de 3,6%  na recuperação de crédito ao consumidor no estado”.

Pelo lado da inadimplência, a variação foi maior nas cidades de Rio do Sul (16,9%), Blumenau (14,7%), Chapecó (13,4%) e Joinville (15,0%).

“Nenhuma das cidades pesquisadas registraram queda no indicador nesta base de comparação”, explica.

Pelo lado da recuperação de crédito, a variação foi maior nas cidades de Blumenau (26,2%), Rio do Sul (24,1%), Criciúma (22,1%), Chapecó (21,2%) e Tubarão (19,3%), bem como, nenhuma das cidades pesquisadas registraram queda no indicador de recuperação de crédito nesta base de comparação também.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail