Siga nas redes sociais

Search

Tecnologias ajudam no combate e prevenção ao coronavírus

A Organização Mundial de Saúde declarou, na última quarta-feira, dia 11, a pandemia do coronavírus.

Antes mesmo da confirmação de casos no país, o governo e a população já começaram a buscar alternativas para evitar a propagação e combater o vírus. 

A tecnologia, neste sentido, está sendo mais uma aliada, com soluções que passam por desinfetar ambientes com ozônio e lenços antibactericidas até aplicativos que lembram as pessoas de lavarem as mãos e fornecem informações atualizadas e confiáveis para profissionais de saúde.

“Acredito que a maior lição que podemos aprender neste momento é que já tivemos outras epidemias e pandemias, mas, hoje, com a informação sendo difundida tão rapidamente quanto as soluções tecnológicas, podemos minimizar os efeitos enquanto a cura e a vacina não chegam para todos. São soluções que podem trazer resultados e impactar a vida das pessoas, por isso orientamos para que todos os polos de inovação divulguem suas iniciativas”, explica Walmoli Gerber Junior, diretor da vertical de saúde da Associação Catarinense de Tecnologia.

Confira as soluções de  empresas de tecnologia que estão ajudando no combate e prevenção ao coronavírus

Sistemas de ozônio para descontaminação

A Wier produz máquinas geradoras de ozônio que realizam a descontaminação de micro-organismos e a eliminação de odores.

O CEO da empresa e doutor em química, Bruno Mena Cadorin, explica que estudos comprovam a eficiência do ozônio no vírus da SARS, que se assemelha em 80% ao coronavírus.

A solução pode atuar também na prevenção em ambientes coletivos, como salas de esperas, teatros, cinemas, shoppings, cabines de avião e vagões de trem.

A empresa fornece geradores para uso domiciliar, esterilização de alimentos, utensílios, água de piscina e uma linha industrial, para uso em cervejarias, indústria alimentícia e de bebidas, tratamento de efluentes líquidos, entre outras aplicações.

Aspiração de fluidos corporais

A CSE criou um sistema fechado de aspiração de fluidos corporais que combate a contaminação no caso de cirurgias e ambientes hospitalares.

O sócio gerente, Lucio Bareta Todorovi, explica que, tipicamente, são usados sistemas abertos de coleta e, muitas vezes, esses fluidos, como sangue e aspiração de cavidade, vão para um frasco que acaba indo para a rede de esgoto. 

Com o sistema, o fluidos vão para uma bolsa lacrada. Essa bolsa tem uma membrana antibacterial lacrada, que posteriormente é incinerada com todos os procedimento sanitários adequados. 

Já é utilizado nos procedimentos oncológicos no Cepon em Sánta Catarina e estão ampliando para UTIs.

Diante do avanço da pandemia, a empresa já havia se antecipado e fez contato com algumas secretarias de saúde.

Também foi procurado pelo governo do Paraguai, e já estão enviando algumas bolsas. 

Nanopartículas para descontaminação

A TNS Nanotecnologias desenvolveu uma tecnologia de nanopartículas em pó e líquidas (aditivos antimicrobianos) que são utilizadas na formulação de produtos como tintas, tecidos, esponjas e metais para o combate a bactérias.

Gabriel Nunes, sócio diretor geral da empresa, explica que o vírus é um hospedeiro, precisa se ancorar em alguma bactéria e superfície para continuar a contaminação.

Comprovadamente, o aditivo da TNS faz a quebra por associação e pode colaborar com a quebra da contaminação cruzada.

A aplicação resiste a várias anos. A empresa exporta para 11 países.

Sistemas de monitoramento e identificação de áreas de risco em tempo real

A EPhealth desenvolveu uma plataforma para Atenção Primária em Saúde (prevenção) focada na melhoria da rotina de agentes de saúde.

Por meio de um aplicativo, os agentes conseguem se organizar melhor, identificar riscos e conversar de forma mais direta com toda a equipe envolvida, médicos, enfermeiros, entre outros. 

O CEO, Pedro Marton Pereira, explica na última semana foi lançado o módulo de notificação do Covid-19 pelos agentes de saúde.

Nesta semana, será lançado o módulo do portal para os clientes, sendo 40 prefeituras pelo Brasil, que também vai permitir que médicos e enfermeiros contribuam e façam o apoio para a notificação compulsória.

Sistema de hábitos de prevenção

A GoGood é uma empresa de saúde digital corporativa que disponibiliza aplicativos e plataformas que ajudam os colaboradores a reduzir fatores de risco à saúde.

O CEO da startup, Bruno Rodrigues, explica que, neste momento, estão trabalhando com fomento aos hábitos divulgados pelo Ministério da Saúde com foco na prevenção, como lavar as mãos várias vezes ao dia e usar o álcool gel para evitar contaminações.

Os hábitos foram criados no aplicativo, enviando lembretes e gerando pontos num sistema de gamification para os colaboradores que cumprirem a tarefa.

Além disso, estão abrindo canais de comunicação também com conteúdo para mais divulgação das novidades e procedimentos envolvidos.

Ferramentas digitais para o uso do anestesiologista no dia a dia

A Anestech utiliza a tecnologia para melhorar a anestesiologia por meio da otimização do fluxo de trabalho dos profissionais de anestesia, dando apoio cognitivo em tempo real através de análise de dados,  aumentando a segurança dos pacientes, gestão hospitalar e proteção legal de todos os envolvidos. 

O médico anestesiologista, Diógenes de Oliveira Silva, CEO e fundador da Anestech Innovation Rising, explica que o profissional de saúde com maior risco de contaminação com o coronavírus é o anestesiologista, que lida com a via aérea e é chamado para intubar os pacientes que pioram.

Neste momento, a empresa está utilizando o canal para ser um fonte confiável de orientação para os profissionais  sobre o coronavírus.

Sistema de telemedicina que tira dúvidas e dá orientações

A Topmed possui um serviço denominado Saúde 24h, com aplicativo, central de saúde por chat, 0800 e vídeo chamada, que oferece orientação e informações em saúde por telefone e é formado por equipe especializada, composta por enfermeiros e supervisionado por médicos.

Com acesso a qualquer hora do dia ou da noite, é uma opção segura na decisão sobre a necessidade de atendimento médico. 

A diretora comercial da TopMed, Carla Hoffmann, explica que a equipe já está preparada para fornecer orientações sobre o coronavírus, sintomas, prevenção e dar o direcionamento correto.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail