O Governo do Estado publicou nesta segunda-feira, dia 23, uma portaria que regulamenta a quantidade de funcionários mínima necessária para a manutenção dos serviços essenciais em Santa Catarina.
A informação foi confirmada pelo governador Carlos Moisés em pronunciamento por vídeo na noite de domingo, dia 22.
Ele também informou que um novo decreto será publicado nesta segunda-feira e tratará da especificação do que são os serviços essenciais, notadamente entre as indústrias, com a normatização do funcionamento das fábricas.
“É importante destacar que esse decreto visa fazer com que a angroindústria permaneça ativa para evitar o desabastecimento. Também quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os profissionais deste setor que eleva o nosso Estado. Santa Catarina é um celeiro por força dessa gente que trabalha e está todo dia no campo”, destacou o governador.
Pedido ao Ministério da Defesa
Moisés afirmou que a equipe de governo trabalhou ao longo do domingo em prognósticos sobre as medidas de restrição do convívio social diante da pandemia.
Ele informou também que um expediente foi enviado ao Ministério da Defesa solicitando apoio no controle de fronteiras e do movimento em aeroportos, inclusive com o uso das Forças Armadas.
Também foi anunciada a formação de um grupo de trabalho envolvendo o Ministério Público (MPSC), o Tribunal de Contas (TCE), o Tribunal de Justiça (TJSC)e o Governo, por meio do Procon, para dar mais transparência às compras realizadas pela Secretaria da Saúde e combater a elevação de preços sem justificativa por parte de algumas empresas.
Açougues, padarias, peixarias e mercearias abertas
O governador também esclareceu que o serviço das padarias, peixarias, mercearias e açougues segue funcionando normalmente, desde que respeitadas as regras de distanciamento entre as pessoas, com 1,5 metro entre cada indivíduo.