O Porto de Itajaí teve crescimento de 22% na movimentação de contêineres no berço público e da APM Terminals.
Foram movimentados 44.188 TEUs (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés), contra 36.147 TEU’s no mesmo período do ano anterior.
A tonelagem movimentada apresentou crescimento de 20% no mesmo comparativo.
Em relação ao Complexo Portuário de Itajaí, foram movimentados 107.130 TEU’s com 1.178.463 toneladas.
Os números indicam um crescimento de 16% na quantidade de TEUs e 10% na tonelagem movimentada.
“A movimentação registrada nesse primeiro bimestre foi muito expressiva, porque geralmente no início do ano temos uma retração do mercado e esse ano foi ao contrário. Podemos destacar o crescimento de 23% na movimentação de cargas conteinerizadas nos berços públicos (cais público e APM Terminals), ou seja, um número bem significativo que vínhamos mantendo em janeiro e fevereiro, não apenas no cais público, mas no complexo como um todo. Essa projeção, apesar do impacto gerado pelo Novo Coronavírus, é ainda positiva para o mês de março, quando devemos encerrar o trimestre com crescimento. E independente do volume que vamos movimentar a nossa missão é manter o porto operando para que possamos atender a todas as empresas que sejam envolvidas com a atividade portuária, de logística e de comércio exterior, para que elas possam gradativamente retomar o seu nível de movimentação”, destaca Heder Cassiano Moritz, diretor Geral de Operações e Logística da Superintendência do porto.
BIMESTRE
Em todo o complexo foi registrado a movimentação de 2.181.738 toneladas, crescimento de 10% em relação aos dois primeiros meses de 2019, que registraram um acumulado de 2.072.306 toneladas.
O terminal Portonave movimentou 1.335.096 toneladas no acumulado de 2020, crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2019.
Em relação as cargas conteinerizadas, foi registrada movimentação de 625.295 toneladas e 62.942 TEUs no mês de fevereiro, elevando o acumulado do ano para 122.866 TEU’s com 1.266.016 toneladas.
ATRACAÇÃO
A atracação de embarcações também registrou um aumento positivo nesse período.
No mês de fevereiro atracaram 85 embarcações, sendo 41 nos berços públicos e na APM Terminals e 44 nos Terminais de Uso Privado (TUPs). O terminal Braskarne não registrou escalas em fevereiro.
PARTICIPAÇÃO
A participação do Porto de Itajaí na corrente de comércio catarinense é de 59,5% e na corrente de comércio brasileira é de 3,9%.
As exportações representam 61% no sentido das cargas movimentadas em toneladas e as importações 39%.
Os principais produtos exportados foram carnes, frango e mecânicos e eletrônicos, com destaque para o segmento de papel e derivados com crescimento de 178,5%.
No que se refere as importações, as principais mercadorias são: mecânicos e eletrônicos, plásticos e borrachas e têxteis e diversos.
CORONAVÍRUS
Desde que declarou situação de emergência em saúde pública, Itajaí vem estabelecendo medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública em razão da pandemia.
Por determinação expressa do Governo Federal, o porto vem mantendo suas atividades em funcionamento.