Siga nas redes sociais

Search

A resiliência e a visão positiva de Santa Catarina diante da crise

Compartilhe

Por DJ Castro, especialista em branding e colunista do Economia SC


Em meio à pandemia, ações positivas para ajudar as pessoas e manter a economia em funcionamento vem acontecendo. O choque global foi sentido por todos.

O confinamento em massa das pessoas para conter a disseminação do vírus criou uma situação inédita e colocou todos diante de grandes questões de como agir e o que fazer. 

Por todo mundo vimos as pessoas perplexas em suas casas buscando maneiras de ocupar o tempo.

As empresas que podiam, estão tentando adaptar-se ao home office forçado às pressas e, tentando mudar sua maneira de trabalhar para atender novas demandas.

A digitalização imediata das reuniões mudou os hábito das pessoas e nem todas estavam preparadas. Mas também, mostrou que uma nova forma de trabalhar é possível, e quem se adaptar, terá sucesso ainda maior quando tudo isso passar. 

Em Santa Catarina observamos uma grande capacidade de mobilização em torno de causas e iniciativas positivas, o que mostra a força da nossa sociedade para enfrentar uma ameaça em comum.

Empresários estão transformado suas indústrias em fábricas de máscaras e uniformes para os profissionais da saúde.

Universidades e empresas se unido para produzir protótipos de ventiladores médicos com baixo custo e agilidade de produção com compartilhamento de projetos e integração de unidades de produção espalhadas pelo estado.

Além disso, no Vale do Itajaí, o movimento #vaiprodigital, que uniu empresas para criar ofertas especiais para microempreendedores para auxiliar na digitalização dos negócios.

A união de artistas, fazendo apresentações ao vivo de músicas para entreter as pessoas e divulgar a música catarinense.

Os grupos de WhatsApp, como o criado pelo empresário Bruno Ricardo Franzmann, que conseguiu arrecadar mais de R$ 360 mil para apoiar hospitais de Itapema e que conseguiu em um dia levantar doações de R$ 65 mil para a compra de 7 monitores de sinais vitais pelo Hospital Santo Antônio, de Blumenau.

Os diversos profissionais do Direito que dedicaram tempo para analisar as mudanças legais e atos do governo para poder publicar orientações para as pessoas entenderem como poderiam se posicionar legalmente diante da crise.

A união das entidades patronais como, associações empresariais, posicionando-se com pautas claras diante do governo.

E também, a cobertura dos meios de comunicação, que teve sua audiência aumentada, por conta das pessoas em casa, e mostrou que ainda tem muita relevância em momentos de crise.

Nós ainda estamos no começo deste fenômeno que vai ter impactos duradouros na forma como vivemos, nos relacionamos, consumimos e pensamos.

Ainda não sabemos como sairemos dessa fase mas podemos certeza de que como tudo na história humana, vai passar e vamos conseguir chegar fortalecidos do outro lado dessa jornada. 

Nós não seremos os mesmos, o mundo não será o mesmo e a capacidade de pensar e agir positivo, a resiliência para resistira às adversidades e a visão de um novo futuro que vão garantir que cheguemos lá.  

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail