A partir de quinta-feira, dia 23, beneficiários do Auxilio Emergencial nascidos em janeiro e fevereiro serão contemplados com a segunda parcela do benefício.
A informação foi divulgada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
O pagamento seguirá, de acordo com o mês de nascimento do beneficiado, nos dias 24 (março e abril), 25 (maio e junho), 27 (julho e agosto), 28 (setembro e outubro) e 29 (novembro e dezembro) de abril para informais, autônomos e integrantes do Cadastro Único que já receberam a primeira parcela do benefício.
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou que 12 milhões de CPFs foram regularizados de forma massificada, pois grande parte dos problemas de cadastro para receber o auxílio deviam-se a pendências eleitorais.
Segundo o ministro, a utilização de CPFs como base do cadastro para o Auxílio Emergencial tem o objetivo de dificultar o recebimento de recursos indevidos, evitando fraudes:
“Todo sistema financeiro brasileiro é estruturado em cima dessa informação, e era muito importante que nós pudéssemos manter”.
Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento, a Caixa já creditou mais de R$ 16,3 bilhões para 24,2 milhões de brasileiros.
Saque em espécie
Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a Caixa escalonou o calendário de saque.
Os recursos creditados na poupança digital podem ser utilizados por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços.
Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família, não tem restrição para saque
Segue o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:
– 27 de abril: nascidos em janeiro e fevereiro
– 28 de abril: nascidos em março e abril
– 29 de abril: nascidos em maio e junho
– 30 de abril: nascidos julho e agosto
– 4 de maio: nascidos em setembro e outubro
– 5 de maio: nascidos em novembro e dezembro