Siga nas redes sociais

Search

Empresas de SC criam ações e tecnologias para enfrentar pandemia

Há um mês de quarentena e com mais de 1 mil casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, as empresas da região estão não apenas se readaptando, mas também criando uma corrente de solidariedade para ajudar clientes e funcionárioss a evitarem a propagação do vírus. 

Tentando minimizar ao máximo os impactos da doença, a WK Sistemas, empresa de Blumenau que desenvolve um software de gestão de empresas (ERP) 100% integrado e com foco na autonomia dos usuários, está disponibilizando, gratuitamente, o ERP Radar Lite Cloud.

O software é projetado para otimizar a gestão de negócios totalmente hospedado na nuvem, em um ambiente protegido e confiável.

O sistema integra todas as áreas da empresa e permite que os funcionários possam trabalhar de casa com mais velocidade e eficiência.

“Nós acreditamos que parceria é estarmos juntos em todos os momentos. Estamos diante de uma situação sem precedentes e queremos poder apoiar os negócios que estão com dificuldades por conta da crise”, comenta Marcio Tomelin, diretor de Produto e Mercado da empresa.


Esse também é o caso da Pulses, startup de Itajaí que tem soluções de clima organizacional medidas de forma contínua para apoiar líderes na gestão de pessoas.

Pensando em ajudar RHs e gestores nesse momento delicado, com muitas equipes trabalhando de forma remota, a empresa lançou o Termômetro de Crise, uma ferramenta gratuita de pesquisa de clima focada nos impactos do coronavírus.

A plataforma envia perguntas quinzenalmente para os funcionários, para que os líderes consigam entender melhor como as equipes estão se sentindo durante a quarentena, tanto em termos de produtividade e adaptação ao trabalho remoto quanto aos níveis de ansiedade e preocupação causados pela pandemia. 

Outro lançamento da Pulses foi a comunidade People First: em tempos de Coronavírus, uma rede onde RHs e gestores podem trocar conhecimento, ideias e compartilhar boas práticas de gestão durante a crise.

“Independente da decisão que os líderes irão tomar a respeito do que fazer neste momento, é importante colocar as pessoas como prioridade. Agora é a hora de ouvir seus colaboradores e entender o que eles estão sentindo, sempre fazendo comunicações claras e diretas sobre os reais riscos e impactos do Covid-19 em suas famílias no negócio”, destaca Cesar Nanci, CEO da Pulses.


Já na Involves, empresa que desenvolve soluções em trade marketing, a boa ação foi focada nos fornecedores da companhia: mesmo com alguns serviços suspensos, todos continuarão sendo pagos.

“O líder de negócio tem que ter uma postura de equilíbrio e tranquilidade em uma situação como essa, inclusive e principalmente, no que tange a economia. Nós sabemos que muitos fornecedores vão ser fragilizados. Na Involves, por exemplo, nós oferecemos serviços como massagem para o time e seguiremos fazendo o pagamento dessas pessoas. É uma questão de responsabilidade social da empresa”, explica André Krummenauer, CEO da empresa.

Mesmo com os funcionários trabalhando de casa, a Involves mantém as atividades de alongamento  laboral e de yoga remotamente.

Os involvidos, como são chamados os profissionais da empresa, recebem vídeos com dicas de exercícios de ergonomia e atividades físicas.

Para manter a interação e evitar o isolamento social, a empresa está incentivando os funcionários a mandarem fotos de como foi o dia de home office e compartilharem as curiosidades e dificuldades do dia a dia.


A startup Checklist Fácil, com o objetivo de auxiliar os setores essenciais na prevenção do coronavírus, disponibilizou para seus clientes checklists padrão para a gestão da limpeza dos ambientes.

Além disso, foi lançada a ação Checklist do Bem, assim, qualquer empresa que queira realizar auditorias e inspeções de prevenção ao coronavírus receberá acesso gratuito em uma versão especial da ferramenta.

Para garantir a estabilidade do sistema, há um limite de 1 mil usuários.

Porém, para aqueles que não conseguirem garantir o seu cadastro, os checklists de prevenção estão disponíveis gratuitamente, em formato de planilha, no site da startup.

Para auxiliar na manutenção da higiene, Rafael Zambelli, CEO da Checklist Fácil, recomenda o uso da tecnologia “por meio do nosso software de eficiência operacional, é possível criar checklists e planos de ação para o gerenciamento dos processos de higienização, seguindo as recomendações dos órgãos competentes. A comprovação da finalização da tarefa é feita por meio de imagem ou QR Code”.

Ele ainda complementa que “essas funcionalidades garantem que o auditor esteja no local de realização da checagem e, ainda, utilize o recurso de imagem como forma de comprovar o problema que precisa ser resolvido”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail