Siga nas redes sociais

Search

Governo disponibilizará R$ 5 bilhões para empresas dos setores de turismo e cultura

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou nesta semana que o Governo Federal destinará R$ 5 bilhões em crédito a empresas dos setores do turismo e cultura durante período da pandemia.

O recurso, que já foi solicitado ao Ministério da Economia por meio de medida provisória, irá auxiliar o capital de giro das micro, pequenas, médias e grandes empresas, além de resguardar milhões de empregos no país. 

Em sua fala, o ministro destacou a necessidade desse socorro para o setor:

“Eu sei que as empresas estão indo às agências bancárias e não estão conseguindo crédito. Acredito que, em breve, esse recurso esteja disponível. Quero dizer aqui que essa medida provisória é fundamental para que haja a preservação e sobrevivência do setor de turismo. Sem isso, não haverá retomada”. 

Outras medidas

O Ministério do Turismo publicou uma portaria que flexibiliza as regras de empréstimos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Entre as medidas, estão a redução dos juros para capital de giro de 7% para 5% ao ano e a ampliação da carência do início de pagamento das parcelas de seis meses para um ano.

A contratação do crédito é permitida a prestadores de serviços elencados no art. 21 da Lei 11.771/2018 e que estejam devidamente inscritos no Cadastur, o cadastro oficial de operadores da área.

Ainda como ação para a liberação de crédito para o setor, o ministro tem se reunido com bancos públicos, como a Caixa, Banco do Brasil e BNDES.

As conversas giraram em torno da inclusão das empresas dos mais de 50 segmentos turísticos em linhas de financiamento dessas unidades bancárias. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail