Siga nas redes sociais

Search

Inovação em tempos de crise segundo 4 gestores

Saber como as empresas estão se movendo no atual momento, com a crise gerada pela pandemia do coronavírus, como inovar em tempos de crise, inserir a tecnologia nesse contexto e medir se os processos atrasaram ou aceleraram devido ao atual cenário.

Esses foram os questionamentos da reportagem especial sobre inovação em tempos de crise para 4 gestores do segmento de tecnologia em Santa Catarina. Confira abaixo alguns apontamentos e opiniões.


Aloisio Arbegaus, diretor comercial e marketing da Teclógica 

Como a empresa está se movendo no atual momento?

Nesse momento, fortalecer as relações com os clientes e parceiros é essencial, pois todos devem procurar ajudar uns aos outros. Estamos acompanhando o movimento das empresas e percebendo a preocupação com o fortalecimento das relações com clientes e parceiros, e em especial, a elaboração de alternativas de atendimento aos clientes, como e-commerce, por exemplo.

É possível inovar durante a pandemia?

É possível sim. O importante é pensar em como nosso produtos e serviços podem ajudar as pessoas nesse momento, como podem facilitar a rotina dos nossos clientes, parceiros e funcionários. Para isso, muitas empresas estão se transformando em negócios digitais e/ou fazendo uso de tecnologias em nuvem (cloud computing) para prosperarem. É uma realidade que veio para ficar.

Como a tecnologia pode se inserir nesse contexto?

A tecnologia é uma grande aliada em tempos de crise, em especial nesse momento, onde o contato pessoal deve ser substituído por encontros online, é uma forma de manter todos conectados.

A pandemia pode atrasar ou acelerar alguns processos? Como? 

Do ponto de vista de atrasar processos, estamos vendo que empresas que estão perdendo parte de suas receitas e, por consequência revisando (para baixo) os investimentos programados para 2020. Por outro lado, empresas que encontraram oportunidade no curto prazo, estão acelerando processos para prosperarem.


José Henrique da Silva, diretor e fundador do grupo Bludata

Como a empresa está se movendo no atual momento? 

Desenvolvendo estratégias para se manter ativas e funcionais (atendimento remoto). Repensando alguns modelos de negócio e de que forma eles impactam no crescimento do todo, como contribuem para a inovação sustentável e para o mundo.

É possível inovar durante a pandemia?

Através da atuação baseada em processos digitais, como home-office, integração remota com clientes e funcionários.

Como a tecnologia pode se inserir nesse contexto?  

Comunicação remota com clientes e funcionários.

A pandemia pode atrasar ou acelerar alguns processos? Como? 

Atrasar: impacto nos investimentos. Acelerar: planejamento financeiro e lançamento de novos projetos.  


Beny Fard, CEO da Spin Aceleradora

Como a empresa está se movendo no atual momento?

As empresas cuja cultura organizacional é mais flexível às adaptações de mercado estão se movendo mais rapidamente. Assim como organismos vivos, as empresas possuem comportamentos orientados pela sua sobrevivência e, nestes momentos de grandes desafios, o maior grau de adaptabilidade é decisor para que empresas sejam mais resilientes.

É possível inovar durante a pandemia?

Com certeza. É em momentos como este, de grandes transformações, que as empresas têm a chance única de se reinventar orientadas pelos verdadeiros desejos de mercado, focando naquilo que realmente importa, com respostas que podem, inclusive, reescrever o futuro da companhia. Como diria Winston Churchill: “Nunca desperdice uma crise”.

Como a tecnologia pode se inserir nesse contexto?

De forma quase que simbiótica. A tecnologia permite, nos dias atuais, que façamos coisas que seriam inimagináveis há algumas décadas ou há um século, como durante a gripe espanhola. A tecnologia confere mais ferramentas para maior adaptabilidade e resiliência. Mas, a tecnologia é apenas meio. O que fazemos de valor enquanto profissionais e empresas é o que nos faz superar obstáculos.

A pandemia pode atrasar ou acelerar alguns processos? Como?

Ela está acelerando, e muito, inúmeros processos que poderiam ter sido transformados há muito tempo, mas nunca foram tão prioritários. Avanços como a transformação digital mas empresas, a telemedicina, o home office, as audiências online em julgamentos de processos, a educação a distância, dentre inúmeros outros, são exemplos do quanto podemos avançar em deixar de desperdiçar tempo, dinheiro e outros recursos, passando a objetivar e eficientizar ainda mais nossa convivência enquanto pessoas e profissionais com o uso do digital.


Jeferson Silva, diretor executivo da GOVBR

Como a empresa está se movendo no atual momento?

Em menos de uma semana conseguimos que 100% de nossos funcionários continuassem suas atividades em home office, situação essa só possível por estarmos estruturados, tanto em suas fábricas de software (uma em Blumenau e outra no Rio de Janeiro), como em suas filiais (distribuídas em várias cidades e estados) e com uma infraestrutura moderna, tanto em equipamentos como em ferramentas e processos que operam de forma descentralizados e na nuvem.

É possível inovar durante a pandemia?

Sim, para a GOVBR, mesmo já possuindo uma cultura de inovação, tivemos que aprender e criar alternativas para situações que fazem parte da natureza humana, como por exemplo o hábito do contato presencial nos processos de relacionamento, de vendas e até das reuniões (presenciais). Mesmo nós já habituados com conceitos modernos em processos/reuniões ágeis, onde executamos reuniões rápidas em todos os participantes em pé, tivemos que inovar nessas reuniões, a fim de mantermos esses processos só que agora, no modelo home office.

Como a tecnologia pode se inserir nesse contexto?

Nos últimos anos, a GOVBR já estava na linha de apoiar a transformação das cidades/órgãos públicos para elevarem suas gestões ao nível de governança, onde os processos, controles e a gestão e os serviços prestados à população, sendo executados de forma transparente, descentralizada e com toda a segurança, velocidade e qualidade que a tecnologia já proporciona. Garantindo a população uma maior aproximação com seus entes públicos a fim de estarem engajados no desenvolvimento e crescimento sustentável das cidades.

Com essa pandemia, muitos clientes estão acelerando essa transformação (elevar a gestão ao patamar de governança), onde, por parte dos clientes, intensificou-se a procura por soluções em Nuvem/IDC, a fim de manterem seus serviços em funcionamento. Por parte da GOVBR, lançamos uma campanha A GOVBR tem soluções para que você #FiqueEmCasa, no qual está ofertando, de forma gratuita para os clientes, a solução CidadeMOB, onde o cidadão, via seu celular, poderá ter acesso aos serviços públicos e interagir também com os gestores da cidade, realizando essas atividades de forma segura e em casa.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail