Neoway cria programa com Big Data e Inteligência Artificial para combater coronavírus

A Neoway, maior empresa de Big Data e Inteligência Artificial da América Latina, criou o Neoway for Good para ajudar governos, setores de saúde e negócios de todos os segmentos a superarem esse momento de crise.

Nesse primeiro momento, as ações próprias e em parceria devem beneficiar direta ou indiretamente mais de 142 mil pessoas e 11 mil empresas. O impacto previsto é de R$ 56 milhões.

“Uma situação sem precedentes requer ações rápidas. Estamos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar o país a superar essa crise. A tecnologia tem um papel muito importante no processo, pois traz dados e inteligência dando mais precisão e rapidez às decisões que podem salvar vidas e empresas”, diz Carlos Eduardo Monguilhott, CEO da Neoway.

Para formatar o projeto, a Neoway direcionou todas as ações da sua área de Parcerias Estratégicas, liderada por Guilherme Mendonça.

Além disso, outras equipes, como a de tecnologia e a de ciência de dados, estão diretamente envolvidas, resultando em 80 profissionais envolvidos.

Saúde

Para a área de saúde, a Neoway já desenvolveu duas novas soluções, ambas gratuitas e disponibilizadas para secretarias de saúde de todo o país.

A primeira avalia o risco de vulnerabilidade de cada região definido a partir de dados como quantidade de vulneráveis, distância até o leito mais próximo (público e privado), quantidade de respiradores e de tomógrafos, entre outros.

Com o score, as secretarias podem definir, por exemplo, quais cidades têm mais urgência para a aquisição de equipamentos, contratação de novos profissionais de saúde, priorização de regiões para testes, entre outros.

A segunda trata-se de um chatbot de triagem desenvolvido em parceria com a Zenvia, também destinados a secretarias de saúde. 

O sistema auxilia os profissionais de saúde a fazerem a triagem dos casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus e faz recomendações à população a partir dos sintomas relatados.

A tecnologia, que segue as orientações do Ministério da Saúde e cujo protocolo foi criado pelo núcleo telessaúde da UFRGS, já está sendo utilizada por 32 secretarias.

Além disso, várias secretarias de saúde do país estão usando a plataforma de Big Data Analytics da Neoway para usos diversos, como, por exemplo, para um diagnóstico da sua situação em termos de números de UTI, respiradores etc.

A plataforma também tem sido utilizada para ajudar as secretarias na prospecção e na análise de risco de possíveis novos fornecedores neste momento de aumento de demanda.

No segmento particular, a Neoway também está apoiando um dos hospitais-referência do Brasil em duas frentes: localização de leitos próximos que poderão ser utilizados em caso de sobrecarga do estabelecimento e mapeamento de profissionais de saúde disponíveis para contratação imediata.

Em outra ação voltada para os profissionais de saúde, desta vez em parceria com o Grupo Recovery, aempresa segmentou alguns perfis que terão um atendimento diferenciado com relação às suas dívidas.

A Recovery é especializada na regularização de dívidas de consumidores e empresas.

Ao todo, mais de 32 mil pessoas entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem serão impactadas por essa iniciativa.

Empresas

Já do lado da economia, a Neoway tem cedido sua tecnologia de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para diversas iniciativas.

A mais recente, é o Estímulo 2020, um fundo criado para ajudar micro e pequenos empresários neste momento de grande dificuldade, que prevê empréstimos a custo quase zero. O impacto será de R$ 20 milhões.

A companhia também liberou o acesso gratuito à sua plataforma às PME’s associadas à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Confira as ações nacionais que usam a tecnologia da Neoway: 

  • Estímulo 2020 (GK Ventures);
  • ApoieUmRestaurante (Ambev, Stone e ChefsClub);
  • BrindeDoBem (Heineken);
  • CovidRadar (coletivo de 40 empresas)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais