A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu a entrega de 300 máscaras produzidas com tecnologia de impressão 3D à Prefeitura de Blumenau.
O material de proteção será destinado aos profissionais da saúde do município que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.
O coordenador do projeto, professor Alex Fabiano Bueno, do departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação (CAC) e os estudantes Gabriel Aluizio Ludwig Fonseca e Pedro Henrique Burigo Lemos foram recepcionados pelo prefeito da cidade, Mário Hildebrandt, e pelo Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.
A UFSC Blumenau segue arrecadando materiais para viabilizar a continuidade da produção, com pretensão de atingir a marca de 1 mil itens confeccionados.
Na ocasião, foi entregue ainda um ofício em nome da direção geral do campus, no qual a instituição coloca sua estrutura à disposição do poder público municipal para ações de combate ao coronavírus.
No documento o diretor da UFSC Blumenau, João Luiz Martins, salienta a existência de protótipos de aventais e máscaras, desenvolvidos pelo curso de Engenharia Têxtil, que podem ser utilizados para uma eventual produção em larga escala.
O diretor também colocou à disposição a equipe de pesquisadores da universidade, que possui em seu quadro docentes com experiência em modelagem matemática e simulação, incluindo modelos epidemiológicos, de modo a auxiliar o corpo técnico da prefeitura na interpretação de dados e na verificação de validade dos modelos para a tomada de decisões.