O mês de maio é tradicionalmente conhecido como a segunda melhor época do ano para a movimentação do comércio.
A comemoração do Dia das Mães, celebrada no segundo domingo do mês, torna o período propício para as vendas.
Mas, em 2020, as restrições do isolamento social trazidas pelo coronavírus lançaram um desafio extra ao setor: recuperar o faturamento e atrair a clientela.
A lojista Larissa Costa Flor de Souza, que atua no comércio de roupas e acessórios há cerca de 14 anos, antecipou algumas promoções que estavam previstas para o mês de junho e tem percebido um aumento gradual das clientes que buscam opções de presentes para a data especial.
A empresária aproveitou o período de recesso para fortalecer o relacionamento com as clientes e agora percebe o retorno dessa iniciativa na retomada das vendas.
O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí) de Itajaí, Laerson Batista, reconhece que o cenário atual impôs uma nova dinâmica ao comércio, assim como ocorreu com os demais setores da economia. Para ele, o momento pede agilidade e disposição para se destacar em meio a concorrência:
“O consumo pode até sofrer uma redução, mas se ele for estimulado da forma correta teremos resultados positivos. É importante que cada lojista crie estratégias dentro do seu comércio, quando possível faça promoções, invista em boas vitrines, atendimento de qualidade. Faça a entrega do produto de forma personalizada”.
Atuando também no mercado de roupas e acessórios, há cerca de um ano, a empresária Marcela Renata Aldana Bontorin explica que tem investido em promoções e sorteios para ampliar as vendas, tanto para clientes presenciais, quanto para os seguidores das mídias sociais.
Aumentou a publicidade, fez alterações no layout da loja e investiu na produção de vídeos para apresentar as novidades.
A comerciante também incorporou um serviço de entrega especial para os clientes que não podem levar o presente até as suas mães.
“Além disso, todos os clientes que compram conosco concorrem a um presente para a sua mãe”, conta.
Para o presidente da entidade, é um desafio para qualquer setor pensar em projeção agora, já que a situação é sem precedentes. Ainda assim, ele ressalta que a palavra precisa ser de otimismo e, por isso, acredita que as metas continuam importantes para estimular ações e estratégias de venda:
“Avaliando a situação do nosso comércio e dos nossos lojistas, para este momento, a projeção fica na casa de 5%”.
Comércio ficará aberto até mais tarde no próximo sábado
Na véspera do Dia das Mães, sábado, dia 9 de maio, o comércio de Itajaí abre as portas em horário estendido, até 17h.
A CDL Itajaí reforça a importância dos cuidados com higiene e distanciamento físico durante este período.
O comércio está se esforçando para seguir as recomendações das autoridades competentes, mas para a segurança de todos é fundamental que a população siga usando as máscaras corretamente e respeitando a distância mínima e a higiene das mãos.