Uma proposta da Neoprospecta, de Florianópolis, está entre os projetos de combate ao coronavírus selecionados para receber apoio da Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo.
A empresa de biotecnologia apresentou uma solução de testes em massa que permite testagens em grupo: o método é semelhante ao tradicional teste de RT-PCR em tempo real usado para detectar a presença da doença no corpo, porém permite testar até 16 pessoas simultaneamente com um único teste.
A ideia que já está em desenvolvimento no estado com apoio de entidades empresariais, aumenta o alcance da amostra, reduz custos e mantém a precisão do resultado.
Os testes em parceria com a Vale ficarão a cargo da BiomeHub, spinoff da Neoprospecta na área da saúde, e vai permitir que a empresa aumente sua capacidade de testagem de 40 mil para 54 mil pessoas por dia.
Além disso, cerca de 1,5 mil testes (equivalente a 24 mil pessoas testadas) serão doados para o setor público em Santa Catarina e Ceará.
A seleção contou com participação do Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde e tem investimento estimado em até US$ 1 milhão, selecionando nove iniciativas no Brasil e duas do Canadá.