Desde o início da pandemia, o Governo de Santa Catarina atua para trazer de volta catarinenses que não conseguiram retornar ao estado.
Até o momento, 91 cidadãos já foram repatriados e outros 34 estão recebendo auxílio da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) para retornar ao país, conforme dados atualizados nesta semana.
O secretário executivo da Articulação Internacional, Derian Campos, explica que o governo tem atuado em parceria com outros órgãos, especialmente do Governo Federal, para agilizar o processo de repatriação:
“Vivemos um momento bastante turbulento em todo o mundo. Em situações como essa, os cidadãos buscam a segurança de seus lares. O trabalho da SAI tem ajudado muitos catarinenses. A maioria se viu em condições complicadas e nos procurou. A agilidade é essencial e buscamos dar todo o apoio necessário para quem nos procura”.
O retorno para casa dos catarinenses é resultado do trabalho conjunto entre a SAI, o Ministério de Relações Exteriores e o corpo consular.