Siga nas redes sociais

Search

Pulseiras ajudam pessoas com dificuldade de visão a encontrar estabelecimentos comerciais

Pessoas com dificuldade de visão ou cegos são desafiados diariamente ao andarem a pé nos centros urbanos. Além do deslocamento, é difícil saber quais estabelecimentos estão ao redor.

Para resolver esse problema, três jovens de Blumenau desenvolveram a Pulseira Vision, ideia aprovada na última edição do Programa Nascer, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o Sebrae/SC.

Na prática, a pulseira serve para informar o nome de lojas ou outros estabelecimentos.

Cada comércio que quiser se tornar mais acessível, deverá ter um dispositivo chamado BlindBox, que emite um sinal contendo as informações do local e que serão recebidas pelo equipamento.

Quando o usuário passar pela frente, sentirá uma vibração e poderá escolher se aceita ou não saber qual é o estabelecimento.

Anderson Cordeiro de Souza, um dos participantes do projeto, conta que a equipe usou o contexto catarinense para desenhar a solução. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 180 mil pessoas no estado têm grande dificuldade ou não conseguem enxergar.

“Mesmo com esse número, ainda não existem políticas públicas fortes para  o aumento da acessibilidade e para a inclusão. Assim, nosso projeto torna-se viável como uma ferramenta facilitadora, promovendo e aumentando o bem estar social dessa parcela da população”, destaca.

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o objetivo do programa é justamente capacitar negócios que estão na fase embrionária e dar apoio para organizar e fortalecer as ideias:

“Assim, quando surgirem oportunidades de mercado ou mesmo de fomento, estes empreendedores estarão preparados”.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa Nascer.

Quem tiver uma ideia e quiser passar por uma pré-incubação, terá oportunidade de amadurecer a proposta e deixá-la pronta para ser incubada e receber investimento.

Os interessados devem ser inscrever até 30 de junho clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail