Siga nas redes sociais

Search

Sistema certificado pela ISO 14001 norteia boas práticas de sustentabilidade da ArcelorMittal Vega

A ArcelorMittal, em São Francisco do Sul, reforça seu valor de sustentabilidade ao assegurar o equilíbrio entre a produção de aço e o uso consciente dos recursos naturais.

O Sistema de Gestão Ambiental da unidade, certificado pela ISO 14001, norteia todas as ações da unidade, fazendo com que a empresa vá além do solicitado pela legislação.

Com investimentos em equipamentos de alta tecnologia e medidas de economia, a empresa já dobrou sua capacidade de produção sem gerar aumento significativo no consumo de água.

A unidade consegue recircular e reutilizar mais de 98% da água utilizada nos processos industriais.

Os efluentes industriais e de esgotos sanitários são tratados na Estação de Tratamento de Efluentes por meio de processos físico-químico, biológico e de desinfecção.

Para avaliar a eficácia deste tratamento é feito o monitoramento ecotoxicológico dos efluentes tratados, tanto na estação, como no entorno do difusor do emissário submarino, na Praia Grande.

As emissões atmosféricas geradas pelos processos industriais são controladas e tratadas por equipamentos de alta tecnologia, cuja eficiência é constatada por monitoramentos periódicos que garantem a qualidade do ar.

Todos os resíduos sólidos gerados na unidade são destinados à reciclagem, recuperação ou coprocessamento.

A unidade reaproveita quase a totalidade dos resíduos, enviando uma quantidade mínima a aterros sanitários ou industriais.

Os resíduos orgânicos provenientes da preparação e pós-consumo de alimentos nos restaurantes são transformados em adubos e usados no viveiro de mudas para o cultivo de espécies nativas na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN).

Em sua RPPN, a empresa também realiza o monitoramento da biodiversidade.

Este programa avalia o desenvolvimento das diversas espécies de animais e vegetais presentes no seu entorno, bem como a interação do meio natural com o ser humano e suas atividades.

Ao adotar práticas sustentáveis como estas, e investir na educação ambiental de crianças e jovens por meio dos programas Verde com Vida e Concurso Escolar, a Arcelor Mittal consolida seu compromisso de produzir aço de qualidade, seguro e sustentável.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail