Siga nas redes sociais

Search

SC lidera desempenho em ranking nacional no combate ao coronavírus

Santa Catarina tem o melhor desempenho do Brasil no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O reconhecimento está no Ranking Covid-19 dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Com uma nota 33% superior em relação ao Rio Grande do Sul, atual segundo colocado, Santa Catarina se consolida em uma avaliação que leva em conta os seguintes indicadores: a proporção de casos confirmados, a evolução dos casos (em escala logarítmica) e o porcentual de mortalidade da doença, conforme números do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na avaliação do governador Carlos Moisés, o desempenho do estado é fruto de medidas tomadas ainda no começo da pandemia, em março. Ele lembra que Santa Catarina foi uma das primeiras unidades da federação a adotar o isolamento social mais rígido, inclusive com a proibição do transporte coletivo:

“Paralelamente a isso, atuamos também para estruturar a nossa rede hospitalar com ampliação de leitos de UTI. Todas as nossas decisões foram pautadas por critérios técnicos e científicos, o que nos permitiu salvar muitas vidas. Desde o início da pandemia, criamos mais de 500 novos leitos de UTI na rede SUS, o que garantiu ter uma taxa de ocupação controlada em nossos hospitais”.

O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, salienta que o estado hoje tem uma condição favorável em relação ao restante do país, com a menor taxa de letalidade entre os estados do Sul e Sudeste (1,48%). Ele também lembra que Santa Catarina já realizou mais de 45 mil testes, o que permite um controle mais eficaz da propagação da enfermidade:

“Para chegarmos a esses resultados, foi fundamental o apoio do cidadão catarinense. Também fizemos uma parceria muito forte com os municípios catarinenses. Sairemos da pandemia com uma rede hospitalar ainda mais forte, o que nos ajudará muito no futuro”.

Confira abaixo o ranking:

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail