Siga nas redes sociais

Search

Empresa de Joinville usa garrafas PET para produzir camisetas

A Ellen MacArthur Foundation estima que, até 2050, encontraremos mais plástico do que peixes nos Oceanos. A preocupação é tamanha que a Organização das Nações Unidas (ONU)  elegeu os anos entre 2021 e 2030 como a Década dos Oceanos, com objetivo de elevar a consciência das pessoas sobre a extrema importância da conservação e uso sustentável dos oceanos.

E foi visando fazer a sua parte para mudar essa triste realidade, além de dar um sentido maior para sua trajetória, que a marca Oceano Surfwear, de Joinville, criou o projeto KOB (Keep the Ocean Blue).

“Muito antes do tema sustentabilidade entrar em alta e fazer-se tão necessário, já sentíamos essa necessidade de trazer o cuidado com o meio ambiente, em diversas esferas da nossa rotina, para a marca. Em 1984, lembro de ter visto um anúncio de uma ONG americana que já se preocupava com a preservação do oceano e de lá para cá sempre foi um compromisso presente em todas as pessoas e processos da nossa equipe, além dos atletas patrocinados pela marca”, destaca Affonso Eggert, fundador da Oceano Surfwear. 

O projeto nasceu em 2007 como um agrupador de uma série de atividades voltadas para a preservação e a conscientização ecológica:

  • Mais de 60  mutirões de limpeza de praias.
  • Ações educativas em escolas.
  • Práticas mais sustentáveis na fábrica.
  • Uma uma linha de camisetas produzidas a partir de garrafas PET, além de outros tecidos que minimizam o impacto ambiental como a malha organic de algodão orgânico e a malha cotton desfibrada e a malha infinity, ambas feitas a partir do reaproveitamento de retalhos de malha.

Somente no ano passado, a Oceano Surfwear produziu mais de 57 mil unidades da linha de camisetas à base de garrafas PET, o que representa a retirada de 228 mil garrafas PET dos lixos comuns e/ou meio ambiente. Ao todo são 40 modelos desenvolvidos com esses materiais. 

“Acho que as pessoas estão olhando mais para esse tema, mas ainda é incipiente a presença de peças de vestuário no dia a dia das pessoas. Cada vez mais tenho perguntado: Você tem peças sustentáveis no seu guarda-roupa? É preciso que as pessoas pensem como individualmente podem fazer a diferença na preservação dos oceanos, do meio ambiente”, destaca o empreendedor.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail