Siga nas redes sociais

Search

Empresa do Paraná compra 17 toneladas de mel do oeste de Santa Catarina

Qualidade da matéria-prima, volume de produção, organização dos apicultores e aprimoramento constante dos processos produtivos com cuidados redobrados no manejo, na higiene e no transporte.

Esses são atributos que têm atraído o interesse de empresas brasileiras pelo mel produzido na região Oeste de Santa Catarina, com foco para comercialização no mercado interno e externo.

Exemplo disso vem do município de Nova Itaberaba, onde a administração municipal investiu na qualificação do setor de apicultura desde março de 2017 com as consultorias tecnológicas do Sebraetec, programa do Sebrae/SC.

Entre os resultados obtidos estão aprimoramento dos processos, ampliação da produtividade, associativismo e acesso a novos mercados.

“Essa necessidade foi identificada a partir da realização do programa Negócio Certo Rural. Então, para profissionalizar a atividade buscamos o apoio do Sebrae/SC, pois o intuito é valorizar os apicultores e diversificar as atividades nas propriedades rurais”, relata o prefeito da cidade, Marciano Mauro Pagliarini.

As consultorias tecnológicas, segundo o prefeito, auxiliaram no aumento da produtividade, praticamente imediata, de mel:

“Com a inserção de práticas adequadas os apicultores obtiveram resultados e alguns já pretendem transformar a atividade como carro-chefe da propriedade. A contribuição para o movimento econômico do município ainda é pequena, contudo tende a crescer devido ao potencial apresentado. Além disso, com o aprimoramento das técnicas acredito que a atividade merecerá destaque nos próximos anos”.

CONQUISTAS

O diagnóstico inicial do município apontou que os apicultores produziam em média 12 quilos de mel/caixa/ano, uma produtividade abaixo da média estadual que é de 25 quilos de mel/caixa/ano.

Com a qualificação e o comprometimento dos apicultores os índices melhoraram consideravelmente, atingindo neste ano uma média de produção entre 25 a 28 quilos de mel/caixa ano.

Com o aumento no volume de produção surgiu a necessidade de estruturar a organização dos empresários a partir da Associação de Apicultores de Nova Itaberaba, que está em fase de formação, com ata de fundação elaborada e os trâmites legais encaminhados para requerimento do CNPJ.

Pelo associativismo a intenção é consolidar a atividade no município, promover o desenvolvimento dos apicultores e buscar o acesso de novos mercados com venda unificada da matéria-prima.

A combinação desses fatores tornou possível concretizar a entrega de aproximadamente 11 toneladas de mel neste mês de maio para a empresa Supermel, de Maringá (PR), a maior exportadora do produto no Brasil.

Além disso, a empresa paranaense também adquiriu a produção dos municípios de Paial e Cunha Porã, resultando em 17 toneladas.

O quilo do produto foi vendido por R$ 7, o que resultou em um montante de R$ 115 mil.

MERCADO

Santa Catarina coleciona cinco títulos como estado produtor do melhor mel do mundo.

São 10 mil famílias com 300 mil colmeias que garantem produção de 6 mil toneladas do alimento por ano.

Todo esse volume abastece o mercado interno e grande parte é exportada, especialmente para o Estados Unidos e para a Alemanha, o que também coloca o estado como maior exportador de mel do Brasil.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail