Siga nas redes sociais

Search

Empresa de SC assina contrato de PPP da iluminação pública com a Prefeitura de Porto Alegre

Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum.

A Prefeitura de Porto Alegre formalizou nesta semana a parceria público-privada (PPP) para modernização e manutenção da iluminação pública com o Consórcio IP SUL, formado pelas empresas Quantum Engenharia (SC), GCE AS (DF), Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano (SP) e a STE Serviços Técnicos de Engenharia (RS).

O evento contou com a participação de diversas autoridades, com destaque para o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Barros Ribeiro, a secretária municipal de Serviços Urbanos Adjunta, Luciane Freitas, o diretor do consórcio, Cláudio Abreu, e o diretor de tecnologia do IP SUL, Alex Novais, que também é gerente de negócios da Quantum.

“É um projeto que faz parte de uma reforma reestruturante e que deixará um importante legado para toda a comunidade”, salientou o prefeito.

O contrato é de 20 anos e a expectativa é que o trabalho seja iniciado em 90 dias.

Pelo contrato, nos dois primeiros anos deverá ser feita a troca de todos os cerca de 100 mil pontos de iluminação antiga por lâmpadas de LED.

LICITAÇÃO COM MARCO PIONEIRO

A licitação da PPP da IP de Porto Alegre foi lançada em agosto do ano passado, com resultado publicado no Diário Oficial da cidade em abril de 2020.

Foi a primeira parceria público-privada realizada nesses moldes no Rio Grande do Sul e no Brasil licitada na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, e a primeira a ser estruturada pelo BNDES.

Com o contrato, o Consórcio IP Sul assume os serviços de implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública da capital gaúcha.

Isso inclui 48 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, 645 praças, parques e equipamentos esportivos, 393 postes históricos e iluminação de 56 bens culturais.

“É muito orgulho para a Quantum Engenharia, no ano em que completa seus 30 anos de existência, participar do Consórcio IP SUL, vencedor de uma das maiores PPPs de iluminação pública do Brasil, que teve a participação do BNDES e da Bolsa de Valores. É um projeto que vai proporcionar segurança, conforto e economia a todos os cidadãos de Porto Alegre”, destaca o presidente da Quantum, Gilberto Vieira Filho.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail