Siga nas redes sociais

Search

Receita Federal abre consulta ao segundo lote de restituição

A Receita Federal abre nesta terça-feira, dia 26 de junho , às 9h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF/2020).

O crédito bancário para 3,306 milhões de contribuintes terá valor de R$ 5,7 bilhões, maior valor para um lote já registrado.

Desse valor, R$ 3,977 bilhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal.

São 54.047 mil contribuintes idosos acima de 80 anos, 1,186 milhões de contribuintes entre 60 e 79 anos, 89.068 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 937.234 mil contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda mais de 1 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 4 de março.

O pagamento será feito no dia 30 de junho, data de encerramento do período de entrega das declarações.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site clicando aqui.

Na consulta, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a auto regularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o formulário eletrônico, o Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail