Siga nas redes sociais

Search

Como engajar funcionários segundo cinco empresas de tecnologia

Para os especialistas não há dúvidas de que o impacto da pandemia do coronavírus será significativo na vida pessoal e profissional de muita gente.

O estresse e a insegurança do momento podem levar muitos profissionais a ansiedade, a frustração e ao esgotamento.

Quando deixados de lado, esses sentimentos podem afetar diretamente o engajamento, levando a problemas de produtividade no trabalho e, eventualmente, influenciando a capacidade de organização necessária para cumprir com as tarefas diárias. 

Pulses, plataforma de escuta contínua do colaborador, disponibilizou uma pesquisa gratuita para medir os impactos da crise nos trabalhadores, o Termômetro de Crise.

Com o resultado em mãos, foi possível perceber que as empresas que ouviram e se preocuparam com a sua equipe tiveram um índice de engajamento maior.

“Fatores de bem estar, como o senso de justiça, inovação e saúde, tanto mental quanto física, impactam fortemente no engajamento, porque os colaboradores sentem que são importantes para a empresa. Por isso a abordagem de continuous sensing, que é entender continuamente para onde está indo a sua empresa através de pesquisas de clima semanais ou quinzenais, é tão importante em um momento de crise como o que estamos vivendo: porque ajuda a empresa a se adaptar mais rapidamente de acordo com as demandas reais da organização”, comenta Cesar Nanci, CEO da startup.

Algumas empresas de tecnologia têm trabalhado ações diferenciadas para engajar os colaboradores e mantê-los próximos, mesmo com o trabalho remoto.

É o caso da Área Central, empresa especialista em gestão de centrais de negócios, que por meio da ação interna “Fique em casa comigo AC”, buscou manter o engajamento dos funcionários em home office, promovendo uma sequência de lives.

“Utilizamos a tendência das lives e adaptamos para um modelo que fizesse sentido para a nossa empresa”, explica Rudinei Pereira, analista de marketing.

Em cada live, um profissional convidado apresentava algum talento, abordava um assunto que fosse além da empresa e que surpreendesse os colegas.

Algumas temas das lives foram: cozinhando ao vivo, bate-papo sobre saúde mental, aula de yoga, case sobre inovação e empreendedorismo e até um show musical. Ao todo foram mais de seis horas de transmissão, mais de 400 visualizações e 300 comentários, além das expectativas para uma nova rodada de lives.

Na Softplan, os colaboradores seguem podendo desfrutar do programa de saúde de forma remota: toda a equipe tem aulas de ginástica laboral, yoga e meditação online, e conta também com atendimento médico e psicológico à distância.

Para aproximar os softplayers durante os meses de isolamento, a empresa também criou webinars para trocar dicas sobre o home office, saúde física e psicológica, uma página específica na intranet com todos os cuidados e orientações sobre o coronavírus, um canal na rede social corporativa para troca de experiências durante a quarentena, e o Grupo Bem-Estar, que é uma roda de conversas virtuais mediadas por uma psicóloga para trocas sobre saúde emocional.

“Nós acreditamos na cultura de bem-estar como pilar para uma vida mais plena e produtiva. Temos muitos depoimentos de colaboradores que mudaram hábitos, e que relatam que as aulas de yoga e meditação ajudam a aumentar a concentração e foco, auxiliando, inclusive, em tomadas de decisões durante a jornada”, conta Renata Boschetto, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan.

Para manter o time engajado, a Involves, empresa que desenvolve soluções em trade marketing, manteve os alinhamentos online entre as equipes nos escritórios no Brasil, México e Colômbia, inclusive as aulas de espanhol.

“Disponibilizamos ferramentas para que as atividades que possam ser mantidas online continuem”, destaca o CEO da empresa, André Krummenauer.

Além disso, os involvidos recebem vídeos com dicas de exercícios de ergonomia e atividades físicas e podem participar das atividades de alongamento laboral e yoga remotamente.

Para manter a interação, a empresa incentiva os colaboradores a compartilharem como foi o dia de home office, as curiosidades e dificuldades do dia a dia.

Na Effecti, especializada em tecnologia para participantes de licitações, os 46 funcionários estão em home office desde a segunda quinzena de março, mas mesmo com a distância física, seguem enturmados.

A startup organiza uma série de atividades para manter a equipe motivada e engajada, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Os workshops que eram realizados todas as sextas-feiras na sede foram mantidos, porém adaptados para o formato online.

Além disso, disponibiliza uma sala virtual todas as quartas no final do dia para aqueles que desejam entrar e conversar com os colegas.

No Dia das Mães, a equipe participou de um quiz online para descontrair, onde as pessoas tinham que adivinhar de qual colega era a mãe que aparecia na foto.

“Também mantemos uma parceria com uma psicóloga para aqueles que sintam a necessidade durante a quarentena de conversar com um profissional, e aplicamos uma pesquisa interna para entender como eles estão se sentindo em home office”, conta Candice Ourique de Almeida, analista de Recursos Humanos da Effecti.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail