Siga nas redes sociais

Search

UFSC testará óleo de cannabis em profissionais de saúde da linha frente no combate ao coronavírus

Uma pesquisa inédita no Brasil irá recrutar voluntários entre profissionais de saúde em situação de estresse e ansiedade provocada pelo enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Intitulado Impacto do óleo integral de ​cannabis na saúde mental de profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, o projeto vai selecionar cerca de 300 participantes de todo o país entre médicos e enfermeiros envolvidos no atendimento de casos suspeitos e confirmados da doença.

Erik Amazonas de Almeida, professor responsável pela pesquisa, destaca a iniciativa é importante para a construção de uma política pública que possa incorporar a planta como alternativa terapêutica às condições psíquicas e emotivas da população em geral:

“Sendo já comprovadamente menos danosa do que o uso de quaisquer ansiolíticos ou antidepressivos atualmente empregados, uma confirmação da nossa hipótese de trabalho pode trazer o óleo de cannabis para o posto de medicamento preferencial para o alívio dos sintomas de ansiedade e transtornos do humor”.

COMO VAI FUNCIONAR

  • O protocolo a ser utilizado no estudo será o teste duplo-cego, com os voluntários divididos em dois grupos.
  • Metade irá tomar o óleo integral da erva e a outra metade, placebo.
  • A medicação à base de cannabis será produzida pela Associação Brasileira de Apoio a Cannabis Esperança (Abrace), com sede em João Pessoa, na Paraíba.
  • As inscrições ocorrem neste mês de julho e podem ser feitas clicando aqui.
  • Os testes clínicos devem iniciar em agosto.
  • Os voluntários terão acompanhamento via telemedicina com médicos e psicólogos de uma equipe multidisciplinar ao longo de todo o processo.
  • As vagas serão preenchidas de acordo com critérios técnicos, sanitários e estatísticos, levando em conta o histórico de saúde do paciente, seu perfil sociodemográfico e seu grau de envolvimento no combate à pandemia.
  • Grávidas, lactantes e pessoas com condições psiquiátricas pré-existentes não poderão se voluntariar.
  • Os resultados serão apresentados à comunidade ao final do estudo. A previsão é que a publicação definitiva da conclusão da pesquisa seja feita em março de 2021.

O professor Paulo Bittencourt, além de ter atuado no desenho do estudo e na redação final, trabalhará no acompanhamento dos participantes, especialmente durante as fases de ajuste de dose das primeiras semanas (habitual na medicina canabinoide). Ele classifica o estudo como um marco na história da medicina nacional:

“A cannabis é uma planta com potencial terapêutico fantástico e, através deste estudo, isso ficará evidente para a nossa sociedade, a qual ainda tem um discurso exageradamente conservador e ignora no óleo desta planta um aliado excelente para o enfrentamento das dificuldades psíquicas associadas a esta pandemia. Creio que isso ficará evidente ao final deste estudo”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail