Siga nas redes sociais

Search

Santa Catarina é o estado que mais cresceu em número de empresas de tecnologia

O Brasil encerrou o ano passado com 306,4 mil empresas atuando no setor de tecnologia. São cerca de 7 mil a mais em comparação a 2018.

Apesar do crescimento no último biênio, este número caiu 8,5% entre 2015 e 2019, passando de cerca de 334 mil para pouco mais de 306,4 mil.

Na contramão dos números nacionais, Santa Catarina se destaca sendo o estado brasileiro que registrou maior crescimento (11,8%) no mesmo período, chegando a 12.138 empresas, mesmo tendo a menor população entre os pesquisados.

Os dados são do Tech Report 2020, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em parceria com a Neoway e apoio do Finep, lançado em evento online nesta quinta-feira, 11 de agosto.

Com um crescimento de 7,7% no último ano, o ecossistema de tecnologia catarinense é o sexto maior do país em número de empresas.

O setor soma 56,5 mil profissionaiss, com produtividade (razão entre o faturamento médio e a média de colaboradores por empresa) de quase R$ 80 mil por trabalhador, a segunda maior do Brasil.

Somente em 2019, foram criados 3,5 mil novos postos de trabalho no estado.

Santa Catarina ultrapassou Minas  Gerais e Rio de Janeiro e se tornou é o 4º maior polo do país em faturamento.

São mais de R$ 17,7 bilhões faturados, que representam 5,9% do PIB catarinense.

Além disso, foi o segundo estado que mais cresceu em faturamento (12,1%).

“Os dados demonstram o crescimento sustentável do setor ao longo dos anos. Tivemos melhorias em todos os indicadores analisados e os resultados são muito expressivos. Ao fazer uma análise sistêmica como essa, na qual também se mede produtividade e especialização do setor, vemos um crescimento sadio, com os programas da ACATE apoiando as empresas independentemente da fase em que elas estejam. Isso se reflete na consolidação do nosso estado como o mais especializado, com mão de obra de qualidade e um grande número de empresas nascendo”, destaca Iomani Engelmann, presidente da entidade.

Outro destaque do estudo é o reconhecimento do  setor catarinense de tecnologia como o mais especializado do Brasil pelo segundo ano consecutivo, com mais da metade das ocupações In Core, ou seja, profissionais atuando diretamente em empresas especializadas em tecnologia.

No cenário atual, em que a transformação digital se tornou ainda mais fundamental para o desenvolvimento da economia, a crescente especialização dos profissionais e empresas é benéfica para todo o ecossistema de inovação.

“Santa Catarina é um dos principais polos tecnológicos do Brasil. Ficamos muito orgulhosos em fazer parte e poder fomentar esse ecossistema de inovação que vem ganhando cada vez mais destaque em âmbito nacional” comenta Carlos Eduardo Monguilhott, CEO da Neoway.

POLOS REGIONAIS CRESCEM

Todas as mesorregiões do estado de Santa Catarina são polos de tecnologia.

A Grande Florianópolis segue sendo a mais representativa, com 32,5% do total de empresas.

Vale do Itajaí (27,4%), Norte (18,7%) e Oeste Catarinense (10,6%) aparecem na sequência.

Em menor proporção, as regiões Sul e Serrana somam 1.309 (10,8%) empresas no setor.

Nacionalmente, três cidades catarinenses se destacam: Florianópolis, além de possuir a maior taxa de empresas de tecnologia por habitante do país (5 empresas para cada 1 mil habitantes), superando o município de São Paulo, é a 16ª cidade com maior volume de empresas.

Blumenau ocupa a 5ª posição (3,5 empresas por 1 mil habitantes) e Joinville, a 10ª posição (2,4 por 1 mil).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail