Siga nas redes sociais

Com sanção do presidente, LGPD entra em vigor imediatamente

Redação Economia SC

Redação Economia SC

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Após a Câmara dos Deputados aprovar a vigência da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) para 31 de dezembro de 2020, o Senado Federal barrou a decisão nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, removendo o artigo 4º do texto do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34/2020, que teve origem na Medida Provisória (MP) nº 959/2020.

O texto original da MP, editada em abril pelo presidente, previa o adiamento da lei para maio de 2021. Após uma emenda ao texto, feita pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), a Câmara dos Deputados havia definido que a LGPD passaria a valer no dia 1º de janeiro.

Agora, a proposta segue para sanção do presidente da república, Jair Bolsonaro. Se ele sancionar, a LGPD entrará em vigor imediatamente.

O principal objetivo é regulamentar o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários por empresas públicas e privadas.

Ainda que a lei possa entrar em vigor agora, caso seja sancionada pelo presidente, as sanções estabelecidas na LGPD serão aplicadas apenas a partir de agosto de 2021.

A lei prevê advertências, multas que variam de 2% do faturamento anual da empresa até R$ 50 milhões, e a proibição total ou parcial de atividades relacionadas ao tratamento de dados.


Essa notícia foi veiculada com informações parciais do Infomoney.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Unifique sela acordo com empresa para entrada em serviços financeiros

Oktoberfest Blumenau terá robô que serve cerveja

Fruki Bebidas anuncia novo CD em SC

Receba notícias no seu e-mail