Siga nas redes sociais

Search

Eventos de inovação e tecnologia se reinventam em tempos de pandemia

Feiras de negócios, conferências, trade shows, congressos, palestras. Eventos que há muito tempo fazem parte do mundo corporativo em diversas frentes foram cancelados com o avanço da pandemia, e sem perspectivas de retorno.

Um cenário de incertezas que forçou as empresas a buscarem novas alternativas, pensar em novos formatos para conseguirem sobreviver e se manterem próximo de seus clientes. 

Exemplo disso é a mobLee, empresa de soluções para eventos, que criou o mobLee 365, solução digital que permite que organizadores de eventos corporativos realizem seus eventos sem reunir o público fisicamente, mantendo-se de forma virtual.

Criado pensando especificamente na dinâmica de eventos corporativos, a solução permite a criação de trilhas paralelas para conteúdo, salas específicas para discussão de temas e networking, timeline interativa do evento diretamente na tela, com foco em engajamento, e streaming das palestras. 

Além disso, é sincronizado com o Engage, aplicativo da empresa que conecta participantes à organização dos eventos, os mantendo atualizados com informações da programação e permitindo uma experiência contínua de troca entre os inscritos. 

“Com as duas soluções, é possível trabalhar o pré-evento, criar dinâmica de duas telas, com interação sincronizadas tanto no ambiente de transmissão quanto no mobile, e aumentar ainda mais o engajamento dos participantes, entregando a mesma experiência de um evento físico”, explica André Rodrigues, CEO da empresa.

Confira exemplos de eventos consolidados no formato presencial que partiram para o digital:

CASE & Startup Summit 2020

O Sebrae, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) se uniram para trazer dois dos mais importantes eventos presenciais de startups do Brasil: o CASE (Conferência Anual de Empreendedorismo e Startups) e o Startup Summit.

Diferentemente de suas edições anteriores, o CASE + Startup Summit terá cinco dias de duração, de 19 a 23 de outubro, com conteúdos ininterruptos.

Serão mais de 300 palestrantes, quatro palcos, 12 trilhas de conteúdo, salas de networking e negócios.

Alexandre Souza, gestor do programa de capacitação Startup SC, do Sebrae/SC e idealizador do Startup Summit, explica que existem vantagens e desvantagens do evento online em relação ao presencial:

“Nomes que tinham declinado o Startup Summit aceitaram compor a programação do online. Mas tem alguns aspectos que se perdem no digital, não tem o aperto de mão, o olho no olho. Precisamos pensar em alguma forma de promover esta aproximação entre os participantes”.

Effecti Experience 

Promover eventos para capacitar e levar informações confiáveis para os fornecedores públicos é um dos propósitos da Effecti, startup de Rio do Sul, que fornece tecnologia para participantes de licitações. O Effecti Experience foi dividido em 7 encontros a cada quinze dias, sempre com dois palestrantes convidados, além de interações online, sorteios e espaço para tirar dúvidas. Todos os participantes que já haviam adquirido o ingresso foram ressarcidos. Os palestrantes abriram mão do cachê e todo o valor arrecadado com as vendas de ingressos será destinado a ações de combate ao coronavírus.

Até o momento, cerca de 2.300 pessoas assistiram as transmissões, com uma média de 150 participantes ao vivo em cada palestra.

“Tivemos um excelente receptividade do público de todo o Brasil, que interage bastante durante as palestras e também através do grupo de telegram que foi criado. Até mesmo diante dos imprevistos, como o dia em que um ciclone bomba atingiu Santa Catarina durante uma das transmissões, deixando a cidade de Rio do Sul sem eletricidade por quase 2 dias. O palestrante gravou sua palestra e enviamos depois para os participantes”, conta Marina Silva, coordenadora de eventos da Effecti. 

Innovathon Brasil 

Algumas empresas apontam experiências muito positivas com a virtualização dos eventos. É o caso do Innovathon, uma maratona tecnológica, de iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), onde equipes desenvolvem soluções inovadoras para alguma questão de preocupação mundial. De origem portuguesa, o evento aconteceu pela primeira vez no Brasil este ano.

A pergunta era como planejar uma nova dinâmica e encontrar uma ferramenta para conectar os participantes aos 25 mentores por dois dias ininterruptamente.

A resposta veio por meio da tecnologia, com uma ferramenta de videoconferência.

“Ouvimos o desafio e apresentamos a solução. Oferecemos a solução Microsoft Teams, personalizada às necessidades do evento, alinhando as salas e criando uma nova versão dessa maratona”, conta o diretor da Teltec Solutions, Diego Ramos.

Os organizadores contam que o novo formato permitiu um crescimento inesperado do evento: o que seria um encontro presencial de 10 equipes, limitado ao máximo de 50 pessoas, se tornou uma maratona online com 21 times e mais de 100 participantes, tornando esta a maior edição já feita.


Com informações do Acontecendo Aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail