Pensando em facilitar o acesso e leitura de dados de governos municipais, uma equipe de empreendedores de Florianópolis está desenvolvendo uma plataforma chamada O Mentor Financeiro.
A intenção do sócio e coordenador do projeto, Paulo Roberto Dutra, é focar o sistema nas administrações municipais e assim possibilitar uma gestão mais eficiente dos recursos públicos, tornando os dados mais acessíveis e ajudando nas tomadas de decisão.
“Nossa solução se encaixa perfeitamente para a situação atual e pós-pandemia, pois os municípios precisarão de toda ajuda técnica, tática e tecnológica para o controle e equilíbrio das contas públicas”, destaca.
O projeto foi aprovado no Programa Nascer, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Sebrae/SC.
Participam do grupo também os sócios Patrícia Pimentel Carioni Dutra e Felipe Carioni Dutra.
Ao finalizar a pré-incubação, o objetivo é buscar parceiros para implementar o sistema e tornar a plataforma uma referência brasileira no auxílio à gestão pública.
De acordo com o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o objetivo do programa é justamente capacitar negócios que estão na fase embrionária e dar apoio para organizar e fortalecer as ideias:
“Assim, quando surgirem oportunidades de mercado ou mesmo de fomento, estes empreendedores estarão preparados”.
A gerente de Tecnologia e Inovação da entidade, Gabriela Mager, explica que a iniciativa busca criar a cultura do empreendedorismo, selecionando propostas inovadoras que terão o apoio para que as ideias saiam do papel e se tornem uma realidade:
“O programa se estrutura a partir da metodologia TXM para incubação de negócios, e é executado pelo Cocreation Lab. É o primeiro passo para quem tem um projeto inovador, mas não sabe como transformá-lo em negócio. Durante o período de incubação no Nascer, todo o apoio é dado para aprender a iniciar e gerir um negócio”.
Leia também: GOVBR lança portal de serviços que aproxima gestão pública do cidadão