Siga nas redes sociais

Search

Setembro Verde: SC Transplantes registra 145 doações no primeiro semestre

O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é comemorado em 27 de setembro, mas todo o mês é dedicado ao incentivo e conscientização da importância da doação de órgãos, denominado Setembro Verde.

No primeiro semestre deste ano, mesmo diante da pandemia, o Sistema Estadual de Transplantes (SC Transplantes) registrou 145 doações efetivas de múltiplos órgãos e tecidos, acima do mesmo período no ano anterior, quando houve 137 doações.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o estado está em segundo lugar em doações de órgãos no primeiro semestre deste ano, atrás apenas do Paraná.

Além disso, Santa Catarina atingiu o índice de 40,5 doações de órgãos efetivas por milhão de população (pmp), sendo que a média nacional foi de 15,8 pmp.

De acordo com o coordenador do SC Transplantes, Joel de Andrade, foi um começo de ano muito positivo, antes da pandemia, com 79 doações de múltiplos órgãos e tecidos de janeiro a março, seis a mais que no mesmo período no ano anterior:

“Terminamos junho com oito doações a mais que no ano anterior no mesmo período. Mas veio julho e agosto nos colocando com quatro doações a menos que no ano passado”.

AUMENTA AUTORIZAÇÃO DE FAMÍILAS

As equipes profissionais que atuam nos casos de transplantes por todo o estado são fundamentais para os bons índices alcançados neste momento de pandemia.

Um dos pontos é manter a redução da recusa dos familiares em doar os órgãos.

A taxa de não autorização da família para a doação de órgãos, de janeiro a agosto deste ano, ficou em 27,2%, menos que no mesmo período no ano anterior, com 28,2%.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail