A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a nona instituição da América Latina em produção de publicações científicas aplicadas à modalidade futebol, conforme levantamento do ranking Expert Scape.
Na lista, a universidade aparece como a terceira melhor federal do país, atrás apenas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O ranking considera artigos publicados desde 2010 e, além das instituições, traz ainda a colocação dos pesquisadores mais bem avaliados.
A UFSC possui três professores entre os 30 melhores especialistas latino-americanos sobre o tema: Luiz Guilherme Antonacci Gugliemo, Anderson Santiago Teixeira e Juliano Fernandes da Silva, conforme foto abaixo.
A produção da UFSC é oriunda do trabalho de pesquisa desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento do Futebol e do Futsal (NUPEDEFF) e do Laboratório de Esforço Físico (LAEF), localizados nos Centro de Desportos (CDS).
O núcleo conta com linhas de pesquisa:
- Avaliação do desempenho físico-técnico-tático no futebol e no futsal
- Fatores de rendimento no futebol e no futsal
- Treinamento físico-técnico-tático no futebol e no futsal
- Aspectos físicos da arbitragem do futebol e do futsal
Já o laboratório possui as seguintes linhas de pesquisa:
- Fisiologia mitocondrial em modelos de exercício físico moderado/intenso, agudo/crônico
- Desempenho no esporte
- Fisiologia do exercício
- Bioquímica do exercício
Juliano Fernandes da Silva, secretário de esportes da instituição, explica por que essa é uma das áreas de maior interesse dos estudantes:
“Por ser uma modalidade muito popular mundialmente e a valorização dada aos profissionais que atuam em comissões técnicas de equipes de alto nível são fatores que contribuem muito para isso. Na UFSC, temos um núcleo específico para futebol e futsal e isso, certamente, tem contribuído ainda mais para o interesse dos alunos”.
O ranking completo pode ser conferido clicando aqui.