Siga nas redes sociais

Search

30 anos de inovação e pioneirismo na construção civil em Santa Catarina

Por Celso Ramos Fonseca, presidente da Estrutura Engenharia.


Construir uma história consolidada leva tempo e um olhar focado no futuro. Foi seguindo essa postura que fizemos parte das mudanças no setor da construção civil em Santa Catarina, sempre dispostos a inovar. Completamos três décadas de atividade em setembro de 2020 e, apesar de estarmos enfrentando os desafios impostos pela pandemia, seguimos olhando para frente.

Em 1990, quando demos início à trajetória da Estrutura Engenharia, idealizamos que seria uma empresa de consultoria e projetos nas áreas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Porém, já no primeiro ano de operação, em 1991, ampliamos o leque de atividades também para a construção civil, com o lançamento do Residencial Mallorca, o primeiro do gênero em Tubarão, no Sul catarinense.

Esta primeira obra, erguida quando ocorreram as primeiras mudanças no mercado de construção civil no país, foi um marco para a Estrutura Engenharia. Nos anos 1990, o consumidor brasileiro começou a dar atenção para a qualidade dos empreendimentos. E nós já tínhamos uma capacidade técnica focada na excelência, o que permitiu que o primeiro projeto nos guiasse a um novo rumo. Depois de uma década, em 2000, priorizamos a construção civil e abandonamos as demais áreas.

Hoje, temos um portfólio com 19 empreendimentos corporativos e 14 residenciais. Conquistamos prêmios e erguemos imóveis importantes para Santa Catarina. Trouxemos tecnologia e inovação para a construção civil no Estado, sempre com a preocupação de melhorar a qualidade de vida das pessoas que ocupam os empreendimentos e de proteger o meio ambiente, respeitando as raízes do nosso negócio.

Como exemplo, um dos projetos que simbolizam o propósito da Estrutura Engenharia é o da matriz da Dígitro Tecnologia, empresa de comunicação corporativa e inteligência, localizada em Florianópolis. Essa obra de sete pavimentos é uma inovação para Santa Catarina, pois foi erguida com estruturas pré-moldadas, o que permitiu uma entrega rápida sem deixar de lado a qualidade. Em apenas 10 meses, o imóvel estava finalizado.

Nosso orgulho, além disso, é que esse prédio conquistou em 2012 o Prêmio Expressão Ecologia na categoria Construção Sustentável, segundo o Ministério do Meio Ambiente, a principal premiação ambiental da região sul do Brasil. O projeto arquitetônico segue o conceito de construção verde, também conhecido como Green Building, e possui alta tecnologia embutida. Os materiais utilizados garantem conforto térmico, minimizam o uso de energia elétrica e aproveitam ao máximo a luminosidade e ventilação naturais. É um ganho em sustentabilidade que não impacta apenas no dia a dia dos colaboradores da Dígitro, mas toda a comunidade.

A preocupação com o meio ambiente e a qualidade nos coloca lado a lado com a construção civil de grandes centros. Nossos imóveis trazem o que há de última geração em insumos e capacidade técnica. Por isso, o Estado não deixa a desejar quando se trata de bons empreendimentos. Muito pelo contrário, temos imóveis premiados e reconhecidos.

Há muitos desafios a ser superados no momento atual, mas lembrar a nossa história de pioneirismo ajuda a acreditar que há um futuro promissor pela frente. O setor de construção civil passou por uma das suas maiores crises nos últimos 5 anos. Porém, o Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostra como está a confiança dos empresários da construção, começa a dar sinais de positivos. O indicador recuperou 82% dos pontos perdidos em março e abril de 2020. É um bom sinal.

Por isso, acreditamos na retomada da economia e, consequentemente no crescimento do setor e na melhora do poder aquisitivo do cidadão. O déficit habitacional ainda é grande no país. Temos a oportunidade de oferecer moradia de qualidade a custos menores, devido a baixa dos juros, garantindo que mais pessoas tenham acesso a projetos arquitetônicos de moradias e prédios corporativos de excelência. É nosso compromisso seguirmos focando no futuro com mais sustentabilidade e qualidade de vida.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail