Siga nas redes sociais

Search

Aeroporto de Florianópolis inicia teste para embarcar passageiros com reconhecimento facial

Um projeto idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, pretende tornar mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas.

Por meio da identificação biométrica, baseada no reconhecimento facial, o projeto começa a ser testado nesta semana no Aeroporto Internacional de Florianópolis.

SISTEMA UNIFICADO

A tecnologia de reconhecimento facial para a identificação do passageiro e embarque automático nos portões eletrônicos (e-gates) já é oferecida no mercado.

O que não existia, até o momento, era um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.

“Estamos orgulhosos de sermos o aeroporto pioneiro no Brasil com essa tecnologia, que garante mais segurança e rapidez no embarque”, comenta o CEO dos Aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé, Ricardo Gesse.

NA PRÁTICA

Os testes do projeto-piloto do Embarque Seguro em Florianópolis serão feitos com passageiros voluntários da companhia aérea Latam.

A conferência da identidade do viajante ocorrerá no momento do check-in eletrônico com a vinculação de uma foto ao bilhete aéreo, que permitirá o acesso facilitado do passageiro à sala de embarque.

O embarque na aeronave ocorrerá por meio da biometria do viajante, sem a necessidade da apresentação de qualquer documento.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail