Siga nas redes sociais

Search

Ecossistema de inovação em Santa Catarina

Compartilhe

Nos tempos complexos em que vivemos, ecossistemas de inovação são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade em todos os sentidos. E, quando falamos de desenvolvimento, temos que mudar a escala de pensamento das pessoas. A inovação é capaz de multiplicar o potencial de uma cidade, região e do país. Ela faz com que sonhos possam se tornar realidade.

Desafios cada vez maiores se apresentam para as empresas estabelecidas em Santa Catarina e, de acordo com pesquisas, o estado vem se mostrando um dos mais capazes de sobreviver aos grandes problemas atuais, como a pandemia.

Além disso, apresenta um excelente desempenho em diversas áreas e normalmente está à frente nos indicadores econômicos, sociais e empresariais. E para manter esses indicadores, é importante que, além das empresas, sejam desenvolvidos os ecossistemas de inovação. 

Com eles o conhecimento é compartilhado e a partir da troca de experiências e interação entre as pessoas surgem as oportunidades de negócios, soluções, parcerias e, em consequência da evolução conjunta dos stakeholders, a aceleração no desempenho da região como um todo. 

Um exemplo é a cidade de Blumenau, que é reconhecida pelo potencial de negócios, com perfil empreendedor.

A integração dos atores do ecossistema cria condições para gerar uma explosão de inovação em todas as áreas, seja na tecnologia, nos serviços, no turismo, na medicina, na indústria. Todos os setores são impactados quando as partes se encaixam e funcionam com sinergia. 

Estamos no caminho certo, com empresas estabelecidas e startups com destaque nacional, mas precisamos ir além. Precisamos criar uma cultura voltada para o mundo, construindo empresas prontas para o mercado global e transformando Blumenau em um hub global de inovação. 

Um processo que vem desde a base, ou seja, a infância, educando cidadãos pensantes, preparados para a vida e para o trabalho. Multiplicando iniciativas como de ensino, programação, empreendedorismo de uma forma equilibrada com as questões humanísticas que são fundamentais. Além disso, todos os cursos de formação, conectando o movimento das comunidades de Santa Catarina que tem dezenas de comunidades locais que convergem para o movimento Startup SC e que tem destaque nacional e já revelou muitas startups de sucesso no Brasil. 

Com isso, integrando academia, iniciativa privada e governo e criando uma nova explosão de ideias, negócios, produtos e serviços, para o Brasil e para o mundo. E esse é o desafio, uma grande oportunidade para um futuro transformador que, juntos, podemos construir. 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail