Siga nas redes sociais

Search

Startup de Itajaí usa inteligência artificial para garantir qualidade exames de diagnósticos

Fundada em Itajaí, a startup Safety Soluções em Radioproteção criou e desenvolveu um software capaz de ler e relatar com detalhes todos os dados operacionais de equipamentos que realizam exames diagnósticos por imagens.

Batizado de SafeOne, a solução criada há pouco mais de um ano tem a capacidade de absorver e relatar com precisão como estão todas as funções do equipamento que faz o exame através da imagem.

Ou seja, é o raio X do aparelho de raio-X, a tomografia do próprio aparelho de tomografia e a ressonância da máquina que realiza o exame de ressonância.

É justamente através da utilização do software que há a maior garantia de que as legislações, federal e estadual, sejam respeitadas integralmente.

E não se trata apenas de uma preocupação com os patamares de segurança, o software também garante os níveis necessários para um exame por imagem com diagnóstico exato.

“Temos a responsabilidade de nos preocuparmos não só com a eficiência, mas principalmente com a saúde do paciente que passa pelo exame que envolve emissão de radiação. É por isso que garantimos um amplo e preciso monitoramento, prestando assistência aos médicos na avaliação quantitativa dos índices de radiação recebida.”, explica o físico biomolecular Renato Dantônio Paciência, co-fundador da empresa.

Precisão do diagnóstico garantida, saúde do paciente também assegurada, mas o trabalho ainda está longe de chegar ao fim.

Conforme a demanda de mercado exige maior eficiência e redução de custos, não há desperdício de tempo de pessoal qualificado na análise de imagens ou na avaliação dos resultados dos testes, porque ela é automatizada pelo SafeOne.

O resultado é ainda mais satisfatório quando são identificados gastos desnecessários, diminuindo perdas orçamentarias.  

VIDA ÚTIL

Nos exames de tomografia computadorizada, por exemplo, a dose de radiação para o paciente pode ser significativamente maior na comparação com as imagens de outras modalidades de exames.

Isto é de particular importância se o exame envolver, por exemplo, um paciente de patologia crônica que demanda inúmeros exames envolvendo radiação ionizante.

A causa da dose excessivamente alta ao paciente geralmente pode ser atribuída a falta de rotina procedimental e técnica dos protocolos radiográficos do equipamento. Mas também pode ocorrer em função das condições de desgaste do aparelho.

O software criado pela startup tem a capacidade de mensurar até o tempo de vida útil do equipamento de diagnóstico por imagem.

O SafeOne detalha as condições operacionais dos aparelhos de raio-X, mamografia, tomografia, ultrassom e ressonância, calculando o período exato que o equipamento se manterá com níveis aceitáveis de eficiência e credibilidade nos resultados dos exames e segurança para pacientes e profissionais de saúde.

”O SafeOne auxilia os médicos radiologistas no diagnóstico seguro, por meio da avaliação da qualidade da imagem do aparelho. Se o equipamento não está apto a diagnosticar uma doença, o médico é informado. Além disso o sistema auxilia na gestão do serviço, realizando análise preditiva a partir dos dados coletados nesses controles de qualidade, os quais são utilizados para prever as falhas e quebras de peças,  possibilitando a equipe gestora tomar precauções de forma que a parada do aparelho não cause transtornos como filas ou não atendimento de pacientes”, avalia Carlos Eduardo Borges de Queiroz, um dos sócios da startup.

Com a plataforma apresentada ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), a Safety ficou entre os 50 melhores projetos empreendedores escolhidos para o programa de capacitação Startup SC em 2019 e entre os 150 melhores projetos nacionais do Inovativa Brasil 2020.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail