Siga nas redes sociais

Search

Quer empreender em 2021? Seis empreendedores dão dicas de como iniciar

Em 2020, o Brasil deve atingir o seu maior patamar de novos empreendedores.

É o que aponta a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM): aproximadamente 25% da população adulta estará envolvida na abertura de um novo negócio ou em empresas com até 3 anos e meio de atividade.

Parte destas novas empresas que estão surgindo são impulsionadas pela crise gerada pela pandemia.

Com 12,7 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com os dados de maio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o empreendedorismo se torna uma alternativa de renda.

Para quem está considerando a ideia de empreender em 2021, separamos 6 dicas de empreendedores para superar os desafios e iniciar a jornada: 

Encontre e resolva um problema 

A jornada do empreendedor começa na ideação, que é a descoberta de uma oportunidade de negócio.

Marcas de sucesso acertam ao se dedicarem bem nessa fase inicial, identificando um problema e encontrando demanda do mercado antes de desenvolver o produto.

“Acredito fortemente que empreender é escolher um problema e descobrir uma maneira criativa e inovadora de resolvê-lo. Construir, do zero, uma startup de sucesso requer muita determinação e principalmente resiliência”, comenta Guilherme Verdasca, CEO da Transfeera.

A startup nasceu com o objetivo de tornar as transações financeiras mais fáceis e ágeis para as empresas. 

Faça um planejamento 

Para empreender, saber planejar é essencial. Quanto maior a capacidade de planejamento do empreendedor, maior a previsibilidade do negócio.

“Algo que aprendemos neste ano de pandemia é a importância do planejamento. É claro que não existem negócios 100% previsíveis, ainda mais num cenário econômico incerto, mas um bom planejamento diminui, e muito, as chances de erro e precipitações naturais de quem está começando um negócio”, comenta Jonatan da Costa, CEO da Área Central, empresa especialista em tecnologia para gestão de centrais de negócios. Com planejamento, que gera previsibilidade, é possível antecipar problemas e adiantar a resolução deles. 

Pesquise o mercado

Entender e definir bem a sua área de atuação, seus canais de divulgação e formas de se comunicar com os clientes é algo que pode parecer simples, mas tem um impacto muito grande no desenvolvimento de qualquer negócio.

“Use as ferramentas de buscas para coletar o maior número de dados relevantes para o seu empreendimento. Confira quais são os termos mais importantes para os seus produtos e serviços e quem está ranqueando melhor com essas palavras”, sugere Ivan Farias, Head of Growth e sócio da Kyte, startup de vendas e gestão para digitalização de pequenos comércios.

Invista em capacitação

O mundo como conhecemos hoje está cada mais versátil, com grandes mudanças acontecendo o tempo todo. Quem não mantém um aprendizado constante é deixado para trás.

Pelo menos é o que acredita Leandro Pizza, cofundador da 49 educação, a primeira Startup University do Brasil, criada no Vale do Silício, na Universidade de Stanford:

“A pandemia veio para provar que as transformações, principalmente digitais, tendem a acontecer cada vez mais rápido. Não é coincidência que o mercado de trabalho e o empreendedorismo exijam uma boa adaptabilidade, e isso só é possível investindo em capacitação, antes de qualquer outra coisa”.

Procure apoio

Muitos empreendedores começam seus negócios sem apoio financeiro ou até mesmo sem o suporte de pessoas próximas. Um exemplo disso é a prática do bootstrapping, modelo de negócio comum entre as startups, que se refere à empresa que se mantém somente com recursos próprios, muitas vezes vindo do bolso dos fundadores.

Gustavo Raposo, CEO e fundador da Leve, fintech que tem o objetivo de levar bem-estar financeiro para colaboradores, é categórico nessa questão:

“O empreendedorismo é um caminho fascinante, mas também difícil. Sem apoio, os obstáculos ficam muito maiores. É preciso desde o começo procurar pessoas com que você pode contar, tanto para mentorias, sugestões ou até mesmo para apoio emocional e financeiro. Invista em construir relacionamentos”.

Conte com parcerias

Contar com o suporte de parcerias estratégicas também é uma ótima forma de conseguir mais sucesso na hora de empreender.

“Sejam outros empreendedores, revendedores, fabricantes ou até clientes: temos que pensar nos parceiros como ‘embaixadores’ da nossa marca, fortalecendo a relação e criando um network que traga consistência aos nossos resultados”, comenta Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon, empresa de soluções digitais para o campo que conta com parceiros em diversos países do mundo.

Diferente de outras formas de expansão, as parcerias garantem benefícios às duas partes envolvidas e, por isso, representam grande oportunidade de crescimento em negócios que estão começando.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail